FIM DA BOLSA – MINHA BAGAGEM DE EX-INTERCAMBISTA

Olá galera, faz muuuito tempo que não escrevo aqui, mas infelizmente a minha bolsa do Ciência sem Fronteiras chegou ao fim em Dezembro de 2013. Estava de luto, por isso não dei notícias antes (haha), mas agora que me conformei com minha velha rotina trago meus últimos updates. Primeiramente gostaria de agradecer a todos que seguiram o blog durante esses 16 meses em que estive no Canadá e espero que o pouco que eu compartilhei com vocês tenha os ajudado de alguma forma. Aos que estão pensando em se increver para os novos editais, aconselho dar uma olhada no blog desde o início, porém, tenham em mente que o meu edital foi em 2012 e algumas coisas podem ter mudado desde então. Voltando ao assunto, lembrando que o último post foi sobre verão e estágio, logo que eu terminei o estágio fiz mais 4 matérias na universidade durante os últimos quatro meses. Como minha bolsa inicialmente era apenas de 12 meses e “não havia chances de prolongá-la mesmo com o inglês”, tinha meu passaporte, visto e permissões que iriam vencer logo após o término da bolsa. Foi quando então tive a linda notícia de que poderia prolongá-la por mais 4 meses por conta do curso de inglês e, para tanto, tive que renovar meu STUDY PERMIT e o meu passaporte no Canadá pois ambos venceram (quem tiver dúvida sobre isso comente). Foi um semestre tranquilo, porém bem intensificado pelo frio. Esse último inverno foi bem rigoroso no Canadá, onde as temperaturas caíram muito e a neve foi intensa e caiu muito cedo sendo muito diferente do inverno passado. A neve pesada começou já logo em Outubro (em 2012 começou em Dezembro) e caiu muita neve, foi uma experiência linda! Aí vão as fotos:

inverno2013 070 inverno2013 075 IMG_1620<<Desafio: Encontrem os carros!

inverno2013 050 

Quando estava para regressar ao Brasil, tive que tomar certas providências para que pudesse voltar sem nenhuma pendência no Canadá. No último mês em que estive lá foi bem corrido, pois foi o final do term e tínhamos exames finais bem na semana em que a maioria dos brasileiros estavam indo embora. Eu tive a sorte de fazer minha última prova um dia antes do meu vôo (detalhe: a prova era das 19h até 22h num dia, e no outro dia logo de manhã tinha que ir para os EUA pra pegar meu vôo). Com tanta coisa pra se preocupar, tive que começar a arrumar malas e as coisas bem antes de ir embora. Era um tal de carrega a mala, pesa, o peso ta acima, descarrega, tenta distribuir de novo o peso, que só quem passou sabe a chatice que é, sem contar no peso psicológico (que pra mim foi muito ruim) em deixar o Canadá e muitas coisas para trás. Eu e minha companheira de ap Joyce tivemos que dar um jeito nas coisas de cozinha, banheiro, quarto, e as coisas que tínhamos que abandonar. Além disso, fui ao banco para fechar minha conta, tive que ir à universidade para pagar a retirada do transcript para quando este saísse e comprar mais algumas lembrancinhas e coisas que queria trazer comigo (já que tinha muito espaço sobrando). Acabei fechando 3 malas de 32kg, uma mochila de mão com uns 20kg (não que seja o permitido) e minha bolsa de mão que tinha mais uns 10kg. Na chegada ao Brasil, não perguntaram nem falaram nada na alfândega. Fora que só verifiram meu passaporte sem perguntar absolutamente nada.

Sobre as documentações exigidas pelo CNPq durante a bolsa foram (se eu não me esqueci de algo): Comprovação da passagem de ida, comprovação do pagamento do seguro saúde, histórico das notas obtidas em matérias no Canadá. NÃO pediram: comprovação de gastos com material didático ou auxílio instalação. Logo que eu terminei o estágio, tive também que preencher um relatório na plataforma Carlos Chagas e um relatório do CBIE sobre o mesmo, que teve que ser assinado pelo responsável do estágio. 

Com relação ao fim da bolsa, quando vim ao Brasil tive que preencher um relatório do CNPq na plataforma Carlos Chagas (perguntinhas simples) e tive que preencher uns relatórios para a minha universidade no Brasil por sua exigência. Eu consegui aqui convalidar na minha universidade no Brasil 7 matérias que fiz no Canadá. As horas de estágio e inglês ainda não corri atrás sobre o que fazer. 

A minha volta ao Brasil não foi fácil. Se acostumar com o bom e o justo é fácil, enquanto que voltar a uma realidade que se encontra numa lugar onde sofre por injustiça (mesmo que a maior parte da sua vida você tenha vivido assim) é difícil. Pelo menos comigo foi assim.

inverno2013 026

MINHA BAGAGEM PESSOAL:

Minha experiência com o Ciência sem Fronteiras foi excepcional tanto pessoalmente como academicamente. O amadurecimento durante um intecâmbio é muito grande, a independência conquistada nos faz mais seguros e a visão de mundo que o Canadá me trouxe abriu minhas percepções de várias formas. Tive contato com muitas culturas diferentes, línguas diferentes, religiões diferentes, fisionomias diferentes, culinárias diferentes, climas diferentes – tudo num mesmo lugar, me dando uma lição de que ainda assim as pessoas podem viver em paz, com dignidade e respeito entre si, sem precisar criticar o que o outro veste, pensa, ou crê… Aprendi que num mundo cheio de diversidades e adversidades somos apenas mais um, mas que. por conta de nossa própria diferença, devemos ter tolerância.

Acredito que todos que tenham a oportunidade devem abraçá-la e seguir em frente, pois mesmo com todas as etapas e forte emoções que passamos, aprendemos a ser fortes e a ver o mundo com outros olhos. Enquanto estamos vivendo em apenas um lugar, não temos a noção do quão grande o nosso mundo é e de quanta coisa ainda temos a melhorar, aprender e viver.

Obrigada a todos pela confiança e também por acolherem um pouco da minha história.

PS. Quem quiser que eu fale um pouco mais de algo já dito ou de algum outro assunto aqui no blog deixe um comentário.

6 pensamentos sobre “FIM DA BOLSA – MINHA BAGAGEM DE EX-INTERCAMBISTA

  1. Muito bom o seu blog. Encontrei o que precisava de aprender sobre o Canadá e sobre a UWO aqui! Nada melhor ouvir de uma pessoa que lá esteve🙂 Já agora tenho uma perguntinha: você ficou numa residência off-campus ou em que Hall ficou dentro da Universidade?

  2. Oi natália! Aacompanho seu blog a bastante tempo, desde que decidi participar do programa. Só agora vou me inscrever, mas como gosto de planejar muito minhas coisas, já tem tempo que procuro informações e seu blog foi o que me forneceu a base de tudo. Parabéns! Inclusive senti falta dos seus posts, quando você parou.
    Mas enfim, depois de uma grande procura, penso em escolher a UWO como opção, mas gostaria de saber uma opinião sincera de quem vivenciou todo o programa A UWO é bastante reconhecida? Você sabendo tudo o que sabe hoje, mesmo a uwo sendo uma ótima universidade, você escolheria outra? Você sabe me dizer se ela é reconhecida na area de biologia? E no mais, a cidade é cara? tem coisas pra fazer? as pessoas são tranquilas?
    Hahaha desculpa tantas dúvidas, to bastante perdida ainda em qual colocar em 1º opção…
    Desde já, obrigada!

    • Olá Lara, desculpa demorar tanto para responder. A UWO é uma faculdade ótima sim, mas tem melhores. Se você procurar no google com o ranking das universidades do Canadá você acha fácil, mas eu tive uma experiência ótima na UWO e super recomendo, mas é a sua escolha, o seu curso, as suas prioridades que você deve atender. Veja se as universidades têm seu curso, as matérias que quer fazer, os requisitos para as mesmas, a nota de inglês exigida e etc. Faça sua escolha baseando-se no que você vai aproveitar mais, creio que qualquer universidade no Canadá que escolher será de ótimo aprendizado. E só acrescentando, eu sei que a área de ciências médicas é muito forte na UWO, não sei se tanto pra biológicas (não sei sua área específica), mas entre no site da UWO que lá eles detalham tudo sobre todos os cursos.

  3. Natalia, gostei muito do seu blog, mas infelizmente tudo tem um fim. Comecei a ler antes de vir pra ca (estou em Ottawa a quatro meses) e continuo lendo para pegar dicas e saber mais sobre sua historia. Mesmo a tao pouco tempo aqui sinto a mesma sensacao que voce descreveu de despedida quando penso que daqui a um ano irei voltar. Na verdade concordo com voce em muitas coisas. Obrigado por compartilhar suas experiencias, foram realmente muito uteis, e boa sorte nas suas novas aventuras, que espero que sejam muitas.😛

Comente ou deixe suas dúvidas

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s