INVERNO CANADENSE

Finalmente meus dias de frio extremo aqui no Canadá já se foram, chega uma hora que você não aguenta mais o tira e põe de roupas, mas devo admitir que a paisagem formada com a neve é muito linda. Começou a fazer bastante frio em Novembro, mas neve mesmo, daquelas de deixar tudo branco, só começou na véspera do dia de natal e à noite, isso mesmo, foi o meu presente de natal! Ai está a prova (isso foi nos EUA – Detroit):

natal-reveillon 2012-2013 022

natal-reveillon 2012-2013 064

natal-reveillon 2012-2013 071

Infelizmente só veio a rena, o papai noel faltou:

natal-reveillon 2012-2013 090

Depois de se deliciar num rodízio (restaurante brasileiro) – olha a cara de feliz:

natal-reveillon 2012-2013 070

Aqui vai um “guia” para quem, assim como eu fui, será “bolsista de primeira nevagem” no Canadá. 

Em qualquer lugar fechado (faculdade, casas, lojas etc) é bem quente, pois eles têm aquecedores em todos os lugares, então você não passa frio. As portas são bem pesadas, todas fecham automaticamente e geralmente você tem que passar por duas portas (um “hall” de entrada), onde você pode ser surpreendido por um jato de ar quente. Para sair na rua que é o problema. A temperatura não conta muito se você não levar em consideração o vento – esse sim mata. A temperatura pode estar negativa, mas sem vento é bem tolerável, não é o fim do mundo. Mas se tem vento, qualquer lugarzinho aberto na sua vestimenta (que seja os buraquinhos do zíper) faz você virar um picolé, mesmo com temperatura próximas ou acima de zero. Pelo menos pra mim o vento gelado faz meu olho lacrimejar muito e meu nariz escorrer muito também. O que não é nada legal. Além disso, a boca e o nariz congelam e fica difícil para respirar.

A menor temperatura que eu peguei aqui foi de -19ºC com sensação térmica de -29ºC. Sim, é muito importante olhar a sensação térmica, aliás, é o mais importante. A temperatura em um mesmo dia pode também variar bastante, tipo 10ºC de dia e – 5ºC a noite. Na maior parte do tempo as temperaturas ficam entre 2ºC/-8ºC, frio extremo só em alguns dias.

Outra coisa, a neve. Não neva constantemente, mas neva, vem o sol e derrete quase tudo, faz uma lamaceira nas ruas, seu pé fica encharcado e é uma beleza. Nas ruas eles costumam limpar, e passar as máquinas até nas calçadas… você vai se cansar de ver sal (que eles usam muito para derreter o gelo). Mas não é possível pra eles limparem tudo 24h por dia, ainda mais quando está nevando sem parar… eu tinha um pouco de dificuldade pra andar na neve, o que acontece é que a neve começa a acumular na sola do sapato e fica neve na neve, o que tira um pouco da sua tração e escorrega fácil, principalmente porque as pessoas pisoteiam a neve e ela fica dura, aquilo vai virando gelo e vira praticamente uma pista de patinação. Quando ela começa a derreter então, vira uma mistura de gelo e água horrível, pois a água acumula nas pegadas das pessoas conforme elas vão andando. Andar na neve pode parecer legal, você fica branco da cabeça aos pés, ela gruda na roupa e você se sente um boneco de neve. Eu ficava que nem uma maluca “caçando” neve, uma atividade simples, vou explicar como é: Vestindo suas luvas, dê tapas no ar (quando está nevando, claro) e a neve vai grudar na sua luva e você pode ver o formato dos floquinhos, é a coisa mais linda e fofa a meu ver. Mas lembre-se de que assim que você pisa dentro de algum prédio, a neve vira quase instantaneamente água e você se encharca. Brincar na neve, só se você estiver bem perto da sua casa onde você pode trocar de roupa, pois o calor do seu corpo também derrete a neve e você se molha. 

Tem mais uma coisinha que pra mim é pior que neve, uma chuva congelada. Assim como nossa chuva de granizo, não sei explicar direito como isso se forma, mas são muitas bolinhas bem redondinhas que caem como se fossem chuva e não derretem facilmente. Aí é como se tivessem bolinhas de gude no chão. Eu peguei uma dessas voltando da aula à noite e andava igual a um pinguim arrastando o pé pra não escorregar. 

Roupa para sobrevivência (para uma pessoa que sente bastante frio, como eu):

-Luvas : das simples mesmo, aquelas grandonas é só pra quem vai praticar jogos de inverno, mas eu prefiro essas sintéticas (ou sei lá o que são) às de lã

quiksilver-topia-gloves

– Bota de neve: eu comprei nos EUA, é da Columbia, bem quentinha, aguenta até -30ºC se não me engano e, até certo ponto é a prova d’água. 

xlbl1512010

– Gorro ou protetor de orelha (ou os dois se preferir hehe): 

image (1) image

– Meia calça + calça jeans

– Eu uso duas meias (mesmo com bota de neve)

– Uma blusa mais fresca por baixo + uma blusa mais grossa + a jaqueta de neve: Lembrando que você vai ficar no tira e põe de roupas e acessórios (dentro e fora dos estabelecimentos). 

– Muito saco pra aguentar o frio lá fora com todas suas adversidades. 

Mesmo assim, desejo a todos um feliz inverno (para os que estão vindo no fim do ano).

Winter 2013 038

Winter 2013 035

Winter 2013 052

Winter 2013 025

Joyce doida:

Winter 2013 020

Winter 2013 011

28 pensamentos sobre “INVERNO CANADENSE

  1. Muito legal! estou indo em setembro e estou mesmo muito curiosa com tudo! Vc se importaria em dizer alguns preços das roupas e botas?
    Ou comentar qual é a diferença em númeors entre comprar aí e nos EUA… Obrigada!

    • Nos EUA é bem mais barato, sem sombra de dúvidas, eu não lembro muito os preços, mas mesmo que o preço seja mais ou menos a mesma coisa, nos EUA a taxa é bem menor que no Canadá…Eu não lembro bem quanto paguei nas coisas, mas na bota eu comprei nos EUA e paguei uns 70 dols.

  2. Aqui em Thunder Bay eu aprendi a usar dois pares de luvas, pq só 1 par não era o suficiente, aqui é mt frio no período entre Janeiro a Fevereiro, acredito q esse tenha sido um dos piores invernos nessa cidade.

  3. Natalia? tudo bom? estudo com uma amiga sua e ela postou o link deste seu blog…
    me interessei muito, e como já conhecia o programa estou pensando em me inscrever, enquanto isso, estou treinando meu inglês pro TOELF, enfim, o objetivo disso tudo… rs
    apesar de ver que voce, é e esta muito atarefada, gostaria que se pudesse, me mandasse o maximo de informações, ou mesmo, que fossemos trocando e-mails e etc… deixarei o meu, se puder, agradeço, parabéns pela iniciativa, e que dê tudo certo😉
    higorbrito_@hotmail.com

  4. Olá Natalia, me candidatei ao csf e gostaria de saber se somente com o dinheiro da bolsa dá pra se manter aí (pelo menos o básico), estou muito em dúvida se realmente irei por conta disso…Grata ^^ Amei o blog, parabéns.

  5. Natalia fui selecionado pelo ciência sem fronteira para ir para o Canadá no segundo semestre deste ano, gostaria se você lembra de quando foi o auxilio deslocamento que recebeu para compra da passagem área? Outra coisa que tbm gostaria de saber é como foi sua chegada no Canadá? Existia algém lhe esperando? Ou vc teve que se vira sozinha?

  6. Olá Nathalia tbm estou participando do CSF estou indo para TORONTO agr em julho, queria te parabenizar pelo blog pois ele ajudou muito não só a mim,mas também a vários amigos meus, quem sabe agnt ainda se esbarre por ai né, Parabéns mesmo e vlw pelas informações.

  7. Oi Natália, achei seu blog por acaso e acabei me interessando pelo CsF, gostaria de saber como ficou sua situação na universidade aqui no Brasil. Você trancou o curso? Ou funciona como intercâmbio de ensino médio?

    Abraços

  8. Em qual universidade você está estudando e qual o curso, Natalia? Estou me inscrevendo para o CsF do Canadá que abriu agora e gostaria de saber se o dinheiro que eles dão realmente dá e se é difícil arrumar acomodação on-campus.

  9. Eu amei o seu blog. Quero fazer intercambio no canada, mas ainda não escolhi se vou para Vancouver ou Toronto. Se tiver alguma dica, por favor me dê.

Comente ou deixe suas dúvidas

