VIDA NA FACULDADE – UWO

Sei que faz um tempinho que não escrevo aqui, mas queria juntar um pouco mais de informação para passar pra vocês. Agora que já estou aqui por quase 7 meses, tenho uma ideia melhor sobre como funciona a faculdade no Canadá.

Primeiramente, para quem é novo por aqui, vou fazer um resumo bem breve para deixá-los entender como cheguei aqui. Inscrevi-me no CsF há mais ou menos um ano, pela UTFPR, com 20% do meu curso concluído. Quem quer saber sobre toda a seleção, vai nos posts iniciais que eu coloquei todas as etapas lá. Cheguei no Canadá no final de agosto e fiz um curso de inglês de setembro a dezembro. Agora estou no meio pro fim do semestre na University of Western Ontario, Chemical & Biochemical Engineering program. 

Vamos ao que interessa (vou falar a respeito da Western, mas acho que também se aplica às outras universidades):

Como eu já havia dito anteriormente, aqui eles aceitam que você faça no máximo 5 matérias por semestre e no mínimo 4 (quase ninguém pega 5 matérias). Você pode escolher as matérias que queira cursar, desde que dentro dos requisitos, e qualquer matéria da sua área (por exemplo, pra mim é qualquer de engenharia e/ou ciência). Minhas aulas começaram em janeiro, com apenas uns quinze dias de férias entre o semestre anterior e este. As aulas têm 50 min de duração e de aula pra aula temos 10 minutos de intervalo. As aulas são chatas iguais às do Brasil e não é difícil de entender o professor, eles falam mais devagar, mas a maioria tem sotaque de países diferentes, o que dificulta um pouco, mas você acaba acostumando.

Tenho assignments (trabalhos a serem entregues) toda semana, das quatro matérias que faço. Eles são geralmente trabalhosos, mas te fazem aprender bastante, pois você estuda enquanto está resolvendo as questões. E nada de muita formalidade, uma folha com nome e número, escrito a mão (sem capa nem nada, eles não estão preocupados com isso). Alguns professores deixam que você entregue os assignments diretamente a eles (na aula) e outros você tem que colocar no armário da matéria. Para fazer essas tarefas nós temos os tutorials, que geralmente são aulas semanais com os assistentes dos professores, que te dão uma ajuda se você tiver alguma dúvida (e são eles que corrigem os assignments depois). Os assignments valem uma porcentagem da sua nota final. Ai temos geralmente duas provas. Uma é o midterm (que é no meio do semestre) e o final exam, que é a prova final com matéria do semestre todo. Alguns professores deixam a prova ser com consulta a qualquer coisa que você quiser e outros que te dão as fórmulas ou o que você precisar e alguns que permitem o uso de uma cola (apenas uma folha com tudo o que você quiser por nela). E claro, vira e mexe eu tenho quizzes, que são provas mais curtas e rápidas. Tem também as aulas no laboratório, que nem sempre tem toda semana. As provas são marcadas em qualquer dia, qualquer hora. Quando digo qualquer dia, é qualquer dia mesmo, tipo um domingo de manhã, um sábado a noite (uma delícia). 

Resumindo, é tão difícil quanto no Brasil, não é impossível, mas é preciso estudar bastante. Qualquer dúvida que você tiver é só falar com o professor, dá para marcar horários com o professor e com o assistente do professor para tirar dúvidas.

Tem um dia da semana que eu tenho 6 aulas, e os outros dias variam entre 1 e 4 aulas por dia (de segunda à sexta). É um pouco cansativo por conta dos assignments, mas sobra tempo pra você fazer o que quiser. 

Sobre o material, alguns pedem livros e outros dão o material que eles passam na aula em pdf ou algo do tipo. O material, assignments ou qualquer coisa dada pelo professor fica disponível num site que os alunos têm acesso.

Ah…Tivemos uma semana de estudos (sem aulas) que na verdade é mais um tipo de uma semana de férias no meio deste semestre.

Acho que era isso o que eu tinha para falar sobre a faculdade. Alguma dúvida comente aqui embaixo. Próximos posts serão sobre o inverno e dificuldades, alguns problemas e etc.

Até mais! 

25 pensamentos sobre “VIDA NA FACULDADE – UWO

  1. Excelente. É mt maneiro que os veteranos tenham essa iniciativa de informar os próximos candidatos sobre a rotina da faculdade e outras coisas! Parabéns! To na espera dos post sobre o inverno🙂

  2. Oi Natália,
    Sou de EQ também e apliquei pra western pra ir agora em Setembro.
    Quais as matérias que você tá estudando ai? O que você ta achando do curso em geral? ;*

    • Oi Evelyn, peguei uma matéria que já fiz ai no Brasil, peguei estatística e duas outras matérias que eu não teria ai no Brasil (tratamento de água e refino de petróleo). Ah é igual no Brasil, não tem muita diferença, é chato do mesmo jeito hehe. Boa sorte!

  3. Natalia, qual engenharia você faz no Brasil? Vi que fez tratamento de água e refino de petróleo (matérias que faço aqui no Brasil). Caso faça algo na área de mineração e/ou geologia lerei com frequencia seu blog pois o achei muito instrutivo. Abçs.

  4. Oi Natalia! Que bom ver um post novo. Eu lia muito o seu blog quando estava concorrendo ao Ciencia sem Fronteiras, e agora que estou aqui em Halifax ele ainda me ajuda a conhecer mais sobre outras realidades canadenses, diferentes das da Nova Scotia. Continue escrevendo, seus posts sao muito bons! Abraco🙂

  5. Oi Natalia, fiz inscrição para o CsF Portugal, mas devido a grande procura por este país tive a oportunidade de reopção do país destino e escolhi o Canadá. Pelo o que sei os selecionados terão 6 meses de curso de inglês no Canadá (no máximo, o tempo do curso dependerá do nível de inglês de cada um), e após esse curso deverão realizar um teste de proficiência (TOEFL ou IELTS) para tentar entrar em uma universidade canadense (o que acontecerá somente para quem tiver uma nota mínima ou acima no teste). Pelo o que li aki no seu blog vc tb fez um tempo de curso de inglês. Eu gostaria de saber se você também teve que fazer o teste de proficiência após o curso. Se sim, como foi?? Parabéns pelos posts!!!

      • Natalia, mas no caso da Nathalia (que estranho rsrs), devido essa repoção que surgiu para a leva de alunos que tentou Portugal, ela deverá fazer o Toefl ou Ielts após o curso, já estando no Canadá. Agora no processo normal, escolhendo o Canadá desde o começo, ela deveria entregar o resultado de proficiência antes de estar lá.

      • Será? Acredito que não. Não sei na verdade como funcionará o caso dela, pois, pelo menos aqui na Western, depois que o curso foi completado você vai direto pra faculdade sem fazer prova nenhuma. A própria escola de inglês faz uma provinha pra ver o nível de inglês. Agora não sei como será feito o julgamento se ela precisa ou não do curso, sem ter uma nota de proficiência em mãos.

      • Quem me falou isso foi uma amiga nesse caso, mas ela optou por Itália. Pode ser diferente pra outras línguas.

  6. Olá Natalia, encontrei seu blog hoje e nossa, adorei mesmo! Tirou muitas dúvidas minhas, mas eu tenho outras dúvidas e se você pudesse me responder ajudaria muito. Bom, vou colocar aqui pro caso de você poder ajudar:

    Você levou notebook daqui do Brasil ou deixou pra comprar ai? Se levou, como você fez com adaptadores de tomada, isso acha fácil ai?

    Você precisa comprar muitos livros ou os seus professores são sossegados em relação a isso, ou a gente pode fazer igual nas faculdades daqui e pegar emprestado das bibliotecas das faculs?

    É, acho que é isso, obrigada pelo blog, sério, ajuda muito!

    • Olá Mariane. Trouxe meu note daí mesmo, assim salvei um pouquinho de dinheiro. Livros vai de você. Eu peguei a maioria em pdf na internet e comprei um apenas pois eu não achava. Depende muito da matéria, às vezes tem um livro só na biblioteca e fica difícil de pegar (igual aí no Brasil), mas dá sim pra pegar livro emprestado. Vai de você comprar ou não. Mas não dá pra comprar todos, pois são caríssimos. Boa sorte!

  7. Ah graças a Deus estava muito preocupado com a forma que tínhamos que entregar os trabalhos. Tipo formatação e etc.
    Muito feliz em saber que não ligam🙂. Valeu pelas dicas !!

    • Pelo menos os meus professores não pediram nada de especial, depende de professor pra professor, mas normalmente os professores que querem algo diferenciado devem avisar antes né.

  8. Oi Natalia! Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre coisas de menina com vc..tipo..é melhor comprar secador de cabelo aí? essas coisas..^^

Comente ou deixe suas dúvidas

