TIRANDO O VISTO DOS EUA NO CANADÁ

Algumas pessoas me pediram para eu contar sobre o processo do visto para os EUA quando eu o conseguisse aqui no Canadá. Ontem fui para Toronto fazer a minha entrevista e vou dizer aqui como foi. E sim, eu consegui o visto. Aqui no Canadá não é preciso dois dias para tirar o visto como está funcionando no Brasil. Bom, vamos lá…

Inicialmente você entra no site https://ceac.state.gov/genniv/ e preenche o seu formulário (bem longo e cansativo). No final eles pedem para que você adicione uma foto sua. Eu digitalizei uma foto 3×4 que eu tinha – quando você faz o upload tem a opção para você mudar a dimensão e cortar a sua foto no próprio site. Se você está indo apenas como turista, você entra na categoria B1/B2 (visitor or business). 

Feito isso, você receberá um número do seu processo. Guarde esse número pois você precisará dele para a próxima etapa. Você vai para http://usvisa-info.com/en-CA/selfservice/ss_country_welcome, que é onde você marcará sua entrevista. Você cria uma conta e para isso você precisar do número que você anotou anteriormente. Imprima todos os recibos, toda finalização das etapas pois você pode precisar depois. A taxa é de US$160 e pode ser pago na hora com o cartão de crédito. Só depois que você paga essa taxa você pode agendar a sua entrevista. O site vai lhe dizer os dias disponíveis (de segunda a sexta) e a hora disponível no decorrer do dia que você escolheu. 

  • No dia da entrevista:

Eles pedem para você chegar apenas 15 minutos antes do horário marcado para a sua entrevista. Ou seja, não vá antes pois se não você ficará esperando numa fila na rua e no frio. 

  1. Entre na fila que está em frente ao prédio onde fazem as entrevistas.
  2. Esteja com seu passaporte e comprovante de agendamento em mãos (o guarda vai verificar ANTES de você entrar). 
  3. Revista- Eles vão revistar sua bolsa ou o que quer seja que você estiver nas mãos. Aparelhos eletrônicos ficam retidos com eles para depois você pegar (celular, chave de carro etc). Não levem notebook pois provavelmente eles não terão lugar para guardá-lo e você não vai poder entrar. Alimento não entra, nem água. Você pode carregar sua bolsa com você.
  4. Entre numa fila onde uma pessoa vai colocar o documento que está com a sua foto (Confirmation) numa pasta azul junto ao seu passaporte. Lembrando que este documento é você quem tem que levar, ele é gerado quando você faz o pedido de visto.
  5. Entre na fila onde há pessoas segurando pastinhas azuis.
  6. Espere ser chamado.
  7. Você vai entrar numa sala que tem vários guichês. Eles vão mostrar em que fila você deve ficar. 
  8. Quando for sua vez, eles vão pegar apenas essa pastinha, vão perguntar qual o seu status no Canadá (estudante, turista, o que for). E vão lhe dar um número para ser atendido.
  9. Você fica sentadinho lá esperando sua vez, prestando atenção no número que é chamado. Lá tem muita gente.
  10. Você será chamado duas vezes com esse número. A primeira será para pegar as suas digitais. Você volta a esperar e a segunda é para a entrevista mesmo.
  • A entrevista:

Foi uma coisa muito fácil. Menos de um minuto. Fizeram quatro perguntas- O que eu quero fazer nos EUA, quanto tempo estou aqui, se eu tenho algum parente aqui ou nos EUA e o que eu estudo aqui. 

Sobre a primeira pergunta eu disse apenas que queria fazer compras no Thanksgiving. 

Sobre os parentes, não e não. 

Eles NÃO pediram nenhum documento para comprovar nada! O segredo é você mostrar que você não está indo lá para morar ilegalmente. 

Devo receber meu passaporte em uma semana ou menos.

Encontrei outros dois brasileiros do CsF lá tirando o visto e eles conseguiram da mesma forma.

Entretanto, não é por isso que você não deva levar documento algum. Há alguns dias eu fui numa apresentação  sobre como tirar o visto de duas mulheres que são entrevistadoras em Toronto. Inclusive, uma delas estava lá ontem. Na apresentação elas disseram que tem vez que elas não olham documento nenhum e tem vez que elas olham tudo e mais um pouco. Então é bom se prevenir. Eu estava preparada para mostrar meus laços com o Canadá e com o Brasil:

– Minha carta do CNPq sobre a bolsa;

– Meu comprovante de matrícula na UWO;

– Meu comprovante de matrícula no curso de inglês;

– Um extrato da minha conta para comprovar fundos;

– Meu histórico acadêmico em inglês da universidade do Brasil;

– Meu comprovante de matrícula na minha universidade no Brasil.

Enfim, a entrevista em si não demora, mas esteja preparado para gastar umas duas horas lá dentro. 

  • Aos que vão tirar o visto em Toronto:

Eu fui de London para Toronto de ônibus (Greyhound). O terminal é muito perto do lugar onde são feitas as entrevistas. Dá umas cinco quadras. Na esquina dessa quadra tem um Tim Hortons (só como ponto de referência, e se você estiver com frio, é um bom lugar para esperar). Nas redondezas também tem um shopping (mas é do lado oposto da onde você deve ir). Então não se preocupe com transporte se você está pensando em ir de ônibus pra lá. 

Resumindo… é tranquilo! 

Boa sorte aos que estão pensando em tirar o visto e espero que eu tenha ajudado de alguma forma…

PS. Obrigada pelas mais de 32 000 visitas!

79 pensamentos sobre “TIRANDO O VISTO DOS EUA NO CANADÁ

  1. Natália, sempre acompanho o blog e tô curtindo as novas postagens!

    Tenho uma dúvida que foge um pouco do tema desse post.
    Você foi para o Canadá pelo CsF para passar um ano, certo? Já existe uma data confirmada para você voltar, ou isso é decidido depois? É o programa que marca sua viagem de volta ou vc que marca o vôo?

    Quanto aos produtos (eletrônicos, etc) que vocês compram aí, eles são submetidos aos impostos da alfândega brasileira normalmente, ou o CsF oferece alguma regalia quanto a isso? Fiquei sabendo que as pessoas que permanecem mais que 1 ano no exterior, quando retornam ao Brasil, são isentas de impostos da alfandega sobre alguns produtos que foram comprados aí fora. Você sabe algo sobre isso?

    abraços

    • Que bom que está acompanhando :). Não tenho data definida pra ir embora. Minha bolsa termina no final de Agosto, mas eles deixam livre pra quando eu quero ir embora. O único problema é o visto, então tenho que ir embora de acordo com a permissão do meu visto. Sobre a alfândega, ainda está muito longe pra eu pensar nisso hehe… Obrigada por comentar!

    • Fábio… Demorei exatamente um mês para marcar minha entrevista. Para a entrega do passaporte, tem que contar a partir do dia da entrevista, fiz numa segunda, recebi numa quarta. Obrigada por comentar!

  2. Oi Natalia! Tenho uma duvida, vc precisou imprimir algum comprovante de que pagou a taxa do visto? ou so o comprovante de agendamento ja basta? obrigada!

  3. Natalia, basicamente o que realmente não pode esquecer é o :

    Passaporte.
    DS 160 ( papel com aquela foto e um número )
    Appointment confirmation ( pagina com os numeros de pagamento do MRV fee e do lugar que você agendou pra entrevista )

    É isso ??

    Obrigado !

  4. Olá. Estou tentando a bolsa de estudos pelo CsF. Só uma dúvida. Quando vc foi para o Canadá , vc tirou visto de transito dos EUA? Ou pegou voo com conexao em outro país que não exija visto.
    Obrigado e Boa Sorte !!

  5. Ei Natália! Esse visto que vc tirou vale por quanto tempo?
    Obrigada! (Obs: seu blog me ajuda muito, acabei de ser selecionada pelo SWB)

  6. Oi, Natalia!
    Procurando informações sobre como tirar visto americano já estando no Canadá, caí no seu blog, muito legal ver o relato de quem teve uma experiência recente.
    Viajo para Toronto dia 19 de maio e não tive tempo de tirar o visto americano aqui no Brasil porque meu passaporte está na embaixada canadense há vários dias e não vão devolver a tempo.
    Sei que a escola em que estudarei inglês por 1 mês em Toronto programa viagens a NY, por isso não quero perder a oportunidade.
    Vi que você respondeu nos comentários que o seu processo demorou mais ou menos 1 mês.
    Sendo assim, você recomenda que eu já vá preenchendo o formulário e pague a taxa daqui do Brasil, para poder agendar uma data em Toronto para quando eu estiver lá, em maio ou começo de junho?
    Lá na escola acho que consigo domumentos que mostrem que eles programam a viagem e outras coisas que me ajudem na entrevista.
    Muito obrigada!

    • Você só ficará aqui por um mês? Acho bem difícil você conseguir a tempo. Outra coisa é que se você ficar aqui por muito pouco tempo mesmo, eles podem não te dar o visto por isso, a primeira pergunta é há quanto tempo você está no Canadá (você tem que mostrar laços com o país), mas não custa tentar. Boa sorte.

  7. Obrigada pela resposta! Também acho difícil, mas vou tentar para não me arrepender depois. E se for como o sistema aqui do Brasil, é possível ver para daqui a quantos dias úteis tem data disponível antes de pagar a taxa, daí é uma segurança a mais pra eu não gastar a toa.
    Vou preencher a DS-160 agora e bateu uma dúvida… você sabe se devo colocar meu endereço da homestay em Toronto, já que vou submeter a aplicação lá no Canadá, ou o meu endereço no Brasil, já que fora esse mês de estudo moro aqui e não sou imigrante?
    No campo de ocupação, vou colocar a escola canadense, já que acabei de me formar no Brasil, e já que preciso demonstrar esses vínculos e levarei a documentação que prova que a escola organiza os passeios a NY.
    Muito obrigada novamente!

    • Só dá pra saber os dias úteis DEPOIS que você paga a taxa. E demora mais ou menos um mês pra arrumar um dia disponível. Boa pergunta, acho que o endereço daqui do Canadá mesmo, não sei bem o seu caso pois você virá só como visitante não é? Você tem permissão de estudos?. Boa sorte!

  8. Olá Natalia,
    Estou em Vancouver e vou tentar tirar o visto aqui. Estava preenchendo o formulário e é pedido um endereço nos EUA onde eu vou ficar, mas eu não sei isso ainda.
    Outra coisa, como você fez para enviar a foto? Qual arquivo que tem que ser e como você fez para digitalizar uma foto dentro de todas especificações?
    Obrigado.

    • Coloque algum endereço de hotel de onde você acha que vai. A foto, como eu disse no pos, tem ferramentas pra deixar dentro das especificações no próprio site quando você fizer upload da foto. Boa sorte.

  9. Olá Natalia, Parabéns pelo blog!
    Tenho algumas dúvidas:
    1)você pagou no total U$160 pelo visto e taxas cobradas?
    2)qual site vc usa para achar melhores preços de viagens from CAN to USA? Achei o FareCompare.com mas achei meio caras as passagens..
    3)Tem algum site de vendas de passagens super em conta que vc usa, como o “Melhores Destinhos” no Brasil?
    4) você consegue juntar um dinheirinho da sua bolsa para essas viagens ?

    obrigadoo =))

  10. Oi Natália, mais ou menos quanto tempo o seu passaporte ficou retido com eles? E como você fez para pegá-lo de volta? teve que ir até o consulado novamente?

  11. Oi, Natalia!

    Você saberia me informar se o único centro de candidatura para tirar o visto americano é em Toronto?
    Estou indo estudar daqui algumas semanas em Ottawa e como talvez não dê tempo de tirar o visto americano aqui, pensei em fazer o mesmo que você.

    Obrigada desde já!

  12. Natália, boa tarde! Gostaria de esclarecer uma dúvida – em Vancouver tb há possibilidade de aplicar visto para os EUA?
    Muito obrigada!
    Abraços

  13. Natalia, tenho uma duvida, moro em Toronto e na lista de Loomis nao existe nenhuma agencia em Toronto, todas sao em cidades proximas em Ontario. Vc sabe me dizer se tem como enviar o passaporte para algum Loomi ou algo parecido aqui em Toronto?
    Obrigada

  14. Adorei seu blog, estou indo pra Toronto e pretendo ir para os EUA a passeio no mais pensei em tirar o visto aqui, mas farei de lá mesmo de Toronto, Grande abraço

  15. Prezada Natalia,
    Ao tirar o visto para os EUA aqui no Canada é possivel apenas ir para os EUA se voce estiver no Canada, certo?
    Se voce voltar para o Brasil e de la voce quiser ir para os EUA o visto tirado no Canada nao é valido, certo?

  16. Olá Natália! Adorei seu blog!!! Parabéns pela iniciativa!! Estou indo para Toronto em Janeiro para estudos, e como meu passaporte ainda não chegou não se dará tempo de tirar aqui no Brasil o visto para o EUA, então minhas dúvidas são:
    É fácil encontrar embaixadas americanas que emitem visto no Canadá para brasileiros?
    A entrevista acontece em português ou inglês?
    Tenho uma amiga nos EUA e penso em visita la, devo deixar isso claro através de uma carta convite, ou você acha melhor colocar o endereço de um hotel?

    • Obrigada Arthur. No próprio post citei que tirei o visto em Toronto mesmo, e só há um lugar em Toronto que você pode fazer isso. Para mais lugares: http://www.usembassy.gov/ Não é especialmente para brasileiros (tal coisa não existe), é para qualquer nacionalidade, portanto as entrevistas são em inglês, basta você seguir as instruções do post e comparecer ao consulado em que você se registrou. Na hora da entrevista eles não pedem nenhum endereço, eles só pedem quando você for cruzar a fronteira.

  17. Natália! Adorei sei Blog! Morei no Canadá em 2011 como estudante e retornei agora como turista. Estou atualmente na cidade de Thunder Bay em Ontario, mas estou indo para Toronto em Novembro dia 6, consegui agendamento para o visto americano dia 7, mas fiquei preocupada com uma coisa, terei que deixar meu passaporte com o visto canadense na Embaixada Americana…Que tipo de documento você apresentou para retornar para a sua cidade no Canadá?
    Parabéns pelo Blog!! Um abraço!

  18. Oi Guria….moro no Canada a 7 anos eu sou residente e minha mae ta chegando de viagem daqui a 3 semanas….voce acha que ela consegue tirar o visto Americano sem problemas, se eu leva-la a Toronto….porque em abril to programando uma viagem para os 3 aninhos de minha filha na florida…. um abraco…adorei seu blog

    • Olá Denise, olha, não sei como é o procedimento de visto para turistas… quando eu fui tirar o meu, tinha pesquisado bastante com relação ao tempo de permanência no Canadá para tirar o visto, e muita gente que está recém-chegada no Canadá tem o visto americano negado. Dê uma pesquisada no google em casos como o seu (tirando visto dos EUA para turismo, sendo apenas turista no Canadá). Good Luck!

  19. Oi Natalia eu tenho 16 anos e estou no Canadá ha 2 meses e meio por um programa do governo de Pernambuco e minha host family queria me levar pra os EUA, pra Disney e New York mas eu nao tenho o visto e eles me falaram que se eu fosse tirar aqui so chegaria daqui a uns 6 meses mas eu vou voltar em 2 meses e meio. Minhas pergunta é 1 mês foi o processo todo?? Você acha que pode demorar mais??

    • Vai depender do Consulado Americano em que você mandar sua solicitação. Pode variar sim, mas acredito que não seja mais do que um mês, mas depende da época também né?! Temporada ou não…

  20. Quero ir passar 15 dias no Canadá, necessito tirar 2 vistos, um para Miami, e outro para o Canadá???
    Vou para casa de um amigo, o que preciso ter em mãos para comprovar onde vou ficar???
    Preciso levar dólares ? quanto ?
    E saindo de Manaus para Canadá, qual a cidade mais próxima ? ou tenho que ir por Miami e depois Canadá????
    Espero que vc possa me ajudar …estou muito perdida como fazer tudo isso…

    • Sim, você precisará de um visto para o Canadá e outro para os Estados Unidos. No caso do Canadá, será necessária uma carta-convite do seu amigo. No caso dos Estados Unidos, você precisa do nome do seu amigo e endereço (dos Estados Unidos). No Canadá se usa dólares canadenses, diferente do dólar usado nos Estados Unidos. Fica ao seu critério quanto você vai levar, depende de quais são suas pretensões de gasto. Procure no site da decolar.com por exemplo saindo de Manaus para a cidade que você quer no Canadá, o próprio site vai te dar opções de voos diretos ou com escalas em outros lugares.

    • Tudo que era documentação do Canadá, como meu histórico acadêmico, já era em inglês, o extrato também pois era banco do Canadá. O histórico do Brasil era em inglês, pois já o havia usado para me inscrever no CSF.

  21. Olá

    Estive pesquisando sobre o visto canadense e não obtive respostas satisfatórias. O visto canadense vale para viajar para os EUA, no caso da entrada única? Ou teria mesmo que obter o visto para os EUA para poder viajar para não ter problemas no retorno ao Canadá?

  22. Parabens pelo post Natalia..
    Uma duvida: Voce disse que obteve um visto de 10 anos, esse periodo todo é relativo ou eles determinam baseando em alguma coisa, estou indo para o Canada em Maio, ficarei por 3 meses e tenho visto de work permit, voce acha que eu devo aguardar um mes pra dar entrada no processo de visto americano?
    Acha que tirar de dentro do canada é mais facil do que no Brasil?

    • Não, o período de visto vai depender do agente que te atender. Geralmente é 10 anos, mas têm pessoas que recebem apenas 5 anos. Quanto ao período que você está aí é independente em relação à validade do visto que irá receber, o que pode ocorrer é te negarem o visto por conta do período curto de permanência no Canadá, mas também é por pura sorte (ou azar).

  23. Sou residents preciso levar foto no dia da entrevista e tem de ser igual coloquei no formulario sou residents em Toronto meu marido tem cidadania e queremos visitar ir maó dele. Na americà poder me ajudar e nao falo ingles

  24. Olá Natalia,

    Se o serviço de consulado dos EUA fica com o seu documento de viagem (Passaporte) durante a emissão do visto, com qual documento você se identifica no Canadá para as autoridades enquanto isso?

  25. Oi Natalia, estou preenchendo o formulario para o visto americano e aqui ele pede minha universidade atual. Você colocou a uni do canada ou a uni do brasil? obrigada!!

  26. Oi Natália, minha mãe virá passar 6 meses comigo aqui no Canadá, tempo limite para ela que tem o visto de turismo, quero aproveitar e ir viajar com ela para os EUA, porém não dará tempo de tirarmos o visto lá no Brasil, neste caso eu posso tirar por aqui mesmo? Outra dúvida é, se ela puder tirar o visto por aqui posso ir com ela para ajudar na entrevista? Minha mãe não fala uma palava de inglês.

    Obrigada!
    Daniela

  27. Natalia eu tenho uma duvida, oque ;e “DHL Branch” ? por que eu nao entendi muito bem, e o unico lugar para fazer a entrevista ‘e em london ? voce recebeu o passaposte na sua casa pelo correio ?

    muito obrigada

    • Olá Rayanna,
      DHL Branch é o número equivalente a empresa DHL que vai receber o seu passaporte. O passaporte é entregue nessa empresa (tipo correios) e você recolhe o passaporte lá. Porém, você tem a opção de pagar para ser entregue na sua casa, era um preço caro na época, optei por buscar na DHL. A entrevista é feita no Consulado, não em London, o consulado mais perto de você é só você procurar no google. Nada é feito em London, tudo é no Consulado, apenas o passaporte poderá ser entregue na cidade onde você está. Espero ter tirado sua dúvida.

  28. Oi Natalia,
    Também sou SwB no Canadá e no caso, moro em Edmonton. Pretendo tirar o visto americano também como turista. Eles pedem para dizer como o custos vão ser arcados certo? ” Person/Entity Paying for Your Trip “, No caso, que opção vc escolheu? Vc declarou como o CNPq?
    Agradeço desde já !

Comente ou deixe suas dúvidas

