MUSEU EM TORONTO E O INÍCIO DO OUTONO

Para comemorar as mais de 20 mil visitas no CANADAandCSF … finalmente, um post novo! Tenho bastante coisa para contar… Quinta-feira passada foi nossa viagem para Toronto como atividade do Canadian Studies. A Culture Works nos levou no Royal Ontario Museum. A princípio iriamos ficar algumas horinhas no museu e teríamos 3 horas para fazermos o que quiséssemos. Bom, não foi bem assim. O trânsito estava bem pesado no dia, não tivemos muito tempo no museu, então não conseguimos ver tudo e tivemos pouquíssimo tempo para aproveitar lá. Apesar dos contratempos, foi divertido.

A caminho de Toronto, no ônibus, os professores pediram para que fizéssemos um desenho ou bandeira que representasse o multiculturalismo no Canadá.

Multiculturalismo??? Um momento para contar um pouco sobre o Canadá:

O Canadá, para quem não sabe, é um país muito novinho (uns 150 anos) e digamos que ainda não tem uma cultura muito bem definida. De início, os primeiros a chegar aqui foram os ingleses e os franceses (o que fez com que o inglês e o francês fossem as línguas oficiais do país). Sendo o segundo maior país em extensão territorial e com uma população de aproximadamente 34 milhões de habitantes, eles precisam de pessoas para viver aqui. Assim, o país sempre foi muito aberto aos estrangeiros, não importava o porque eles estavam vindo e nem quais eram as culturas deles. Agora, há uma infinidade de culturas dentro de um lugar só. Aqui nas ruas vejo muitas mulheres muçulmanas usando o véu, ou até mesmo burca, vejo indianos, árabes, siques (com aqueles turbantes), chineses e o que menos vejo são pessoas loiras de olhos azuis. É muito engraçado… às vezes quando conhecemos uma pessoa e nós temos certeza que ela é de outro país, perguntamos ‘De onde você é?’, então ela responde ‘Do Canadá!’… e a gente continua ‘tá, mas de onde você realmente é?’… é difícil no começo entender que elas são canadenses, pois a fisionomia delas é de outro país. Aqui você escuta diversas línguas ao mesmo tempo além do inglês. Por conta disso, o Canadá é um país multicultural. Muitos vem para cá pois não se sentem muito confortáveis no país de origem, seja por religião ou modo de vida. E eles sabem que no Canadá eles não terão nenhum problema, já que o que mais tem aqui são pessoas diferentes. É impressionante a educação deles aqui. Eles estão sempre tentando lhe ajudar e são muito bem preparados para receber novas pessoas.

Bom, voltando ao desenho da bandeira, eu e o Pedro (outro brasileiro) fizemos uma bandeira e fomos um dos quatro ganhadores do “grande prêmio” que era um pacotinho com moedas de chocolate. 

Nesses rabiscos, tentamos colocar as diferentes bandeiras representando algumas nacionalidades que já conhecemos na CultureWorks no formato da bandeira brasileira. Imaginem-nos desenhando dentro de um ônibus, apertado, emprestando canetas aqui e ali e sem tempo (tínhamos 20 minutos)… o coitado do Pedro saiu com um risco verde na mão feito por mim… Enfim, quisemos demonstrar as bandeiras do Brasil, Chile, Alemanha, China e Canadá. Foi divertido! E o nosso prêmio na minha mão.

Chegando em Toronto, nos dividimos em grupos e tínhamos uma guia que ia contando as histórias sobre o que estávamos vendo. O interessante aqui é que eles nos dão banquinhos para podermos nos sentar para enxergar melhor e entender o que a guia estava explicando. Foi bem legal! Vimos um pouco sobre a história do Canadá, alguns animais empalhados e história da antiguidade (Egito). Pela primeira vez da minha vida eu vi uma múmia de verdade! Vou colocar aqui algumas fotos e colocar uma legenda para dizer o que são. Desculpem-me se elas não estiverem muito nítidas, mas tudo era envolto de vidro, então as fotos saiam com reflexo. 

 

Não tivemos tempo para ver a ala dos dinossauros, uma pena! Mas se você está vindo para Toronto, vale a pena conhecer o museu! 

Agora, um pouquinho sobre Toronto. Não tivemos tempo suficiente para fazer nada, tenho que voltar lá para pelo menos conhecer a CN Tower. Vi a CN Tower só de longe, mas tirei algumas fotos. Entramos em algumas lojas, mas nada de muito interessante. Toronto é a maior cidade do Canadá e a mais multicultural. Lembrou-me muito São Paulo, mas sem poluição visual, ou sonora. Nem pichações. Existem muitas construções em andamento, prédios altos, espelhados, tudo bem bonito e organizado. A maioria das pessoas nas ruas sempre muito chiques e charmosas. Vimos um único mendigo para não dizer que não tem nada de ruim.

OUTONO 

Acabamos de entrar no Outono aqui, as temperaturas estão caindo e as árvores já estão mudando de cor. De verde, elas estão passando para vermelho, amarelo, laranja, cor de rosa, roxo e marrom… Tirei algumas fotos para mostrar para vocês:

Trarei mais novidades em breve!

Obrigada mais uma vez por estarem acompanhando o blog!

17 pensamentos sobre “MUSEU EM TORONTO E O INÍCIO DO OUTONO

  1. Parabéns mais uma vez Nathália. Seu blog nos permite senti o gostinho e o cheiro que tem o Canadá, muito bom mesmo! Em breve iremos sentir essa sensação, se Deus quiser!

  2. Muito bom o blog Natália, está ajudando muito !
    Me adiciona aí no facebook (Gabriel Rossi), essa é uma das faculdades que gostaria de cursar, mas estou na dúvida..
    Obrigado !!!

  3. Ótimo conteúdo
    Qual a marca da câmara vc está usando? Ótima qualidade…
    Aliás, equipamento eletrônico é barato por lá?

  4. Moro na cidade do Rio de Janeiro, e gostaria de saber a temperatura e as roupas usadas no Canadá, além das comidas típicas da região.

  5. Parabéns pelo seu blog! Tem me ajudado muito porque se tudo correr bem e se Deus quiser estarei aí dentro de algumas semanas e vou ficar durante 5 anos!😀

Comente ou deixe suas dúvidas

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s