PRIMEIRO DIA NO CURSO DE INGLÊS

Agora que já tive algumas aulas e instruções do pessoal do curso de inglês (ESL program) da CultureWorks, posso falar um pouco sobre as expectativas que eles nos deram.

Na última sexta-feira, dia 31, fizemos uma provinha de nivelamento para o curso de inglês. Não era nenhum bicho de sete cabeças. Eles verificam apenas sua capacidade de compreensão no listening (ouvindo) e no writing (escrevendo). A prova é rapidinha e é feita numa sala cheia de gente. Na verdade, é uma gravação que eles colocam que vai falando conforme você vai fazendo a prova. Além disso, tem uma pessoa orientando a como proceder de acordo com o que a gravação está falando.

No CultureWorks existem 4 níveis de inglês. A, B, C e D. O A é o mais básico enquanto que o D é o mais avançado. Eu entrei no D (“Yes!”) hehe

As aulas ocorrem diariamente, de segunda à sexta. Os horários dependem do dia.

São basicamente 5 matérias para serem completadas em 16 semanas. São elas: Writing&Grammar, Listening&Speaking, Reading, Canadian Studies and IELTS.

Não tive nenhuma aula de IELTS, então não sei dizer como é. Mas o Canadian Studies é realmente um estudo da “cultura” canadense, o que é um conceito muito difícil de se entender, já que o Canadá é um país extremamente multicultural. Essas aulas são dadas em dois dias. Todas as quintas-feiras temos aula fora da classe, seja uma visita a um museu, ou uma viagem para Toronto, essas coisas extra-classe. E nas sextas-feiras temos uma aula sobre o que aprendemos e discutir sobre o evento, temos até livros pra isso! 

Ah… os livros! Esses bonitinhos são caros pra caramba! Tipo… São muito caros mesmo! hahaha Preparem-se. Para a universidade eles serão ainda mais caros. Aqui você não pode tirar cópia do livro como aí no Brasil. 

Não comprei livros usados pois tem muita coisa para escrever neles, ficar apagando os exercícios feitos não é comigo! Gastei em torno de $400 neles.

Ontem tivemos um ‘Barbecue’, que para eles é hambúrguer e cachorro quente. Uma ‘delícia’. Tivemos gincana com várias brincadeiras, foi divertido… até EU participei, para quem me conhece não gosto de praticar esportes nem brincadeiras que me façam suar, mas até eu entrei no meio da algazarra. Esse já foi o nosso primeiro dia do Canandian Studies. Eles nos levaram de ônibus (sem nenhum custo) para um parque, bem longe de London, bem gostoso, cheio de esquilinhos. Os ônibus são aqueles escolares amarelhinhos que vemos nos filmes (aqui tem muita motorista mulher, principalmente de ônibus, no nosso ônibus a motorista era uma senhorinha, mais velha que minha avó, sem brincadeiras hehe). No caminho de volta, passamos por uma ponte onde encontramos esses ‘gansos’ ou sei lá o que são. Minha peer guide me disse que se atropelarmos um desses estamos ferrados, pois eles são protegidos por lei.

No CultureWorks eles tem o English Policy, que é falar apenas inglês enquanto estiver na sala de aula ou quaisquer outras atividades. Eles exigem muito a sua presença nas aulas e são muito pontuais, não permitem atrasos, no máximo 5 minutos e são bem organizados. Eles têm o próprio programa deles que você instala no seu computador para receber avisos deles, mensagens dos professores, enviar tarefas aos professores e etc. E sim, já tenho um monte de tarefa já no primeiro dia de aula! 

Estou gostando bastante. Na minha classe tem alguns brasileiros (uns 5 além de mim), uma alemã e umas chinesas. As chinesas são muito simpáticas, não sabem o que fazer para nos agradar. 

Como está o meu inglês? Digamos que consigo compreender muito mais o que os professores falam, mais de 90%. Falar está melhorando muito também, é bem estranho falar entre nós brasileiros em inglês, mas estamos nos esforçando! Já paro menos nas minhas falas para pensar o que vou dizer, qual palavra usar e espero que melhore muito mais no decorrer deste ano. 

Espero que eu tenha animado vocês! 

Venho acompanhando o número de visitas ao meu blog, que já passou de 10mil e fico muito feliz em saber que vocês estão sempre lendo e acompanhando minhas novidades. Acredito estar alcançando meu objetivo e agradeço a todos pelo carinho!

Fica aqui o meu muito obrigada!

45 pensamentos sobre “PRIMEIRO DIA NO CURSO DE INGLÊS

  1. Nossa Natália, com certeza voce esta ajudando a todos nós que queremos estudar ai no Canadá !!! Esse seu post me tranquilizou muito, pois meu maior medo é a interação com os nativos, mas pelo que voce esta descrevendo não é mesmo um bicho de sete cabeças..

    Continue o otimo trabalho que esta fazendo e desejo o melhor pra voce ai !!!!

    Abraços

  2. Natália você é uma animadora, certeza! I´m so happy and I want be contempleded in Science Without Borders to go! Valeu muito e que Deus te abençoe muito nessa nova etapa!

  3. Fiquei com mais vontade de fazer o curso de inglês do que ir direto e não precisar dele! rsrs
    Parabéns, Natalia! Boa sorte aí no Canadá! ^^

    • Não tenho certeza, mas eles exigiram apenas 61 pontos no TOEFL não é? então muito provavelmente eles estão incluindo o curso de inglês, é a universidade daqui que vai decidir se você deve ou não fazer o curso e o CNPq paga. Obrigada por comentar!

  4. Muito obrigado pelo blog, com certeza tirou muitas dúvidas de todos! Espero que minha universidade seja tão legal quanto a sua. Boa sorte aí no Canadá e continue postando, por favor!

  5. Então, no site da UWO diz que eles exigem 83… O edital diz 61 sim! Mas no site da UWO eu não vi o curso de inglês entende, e como ai tem engenharia eu estava pensando em me inscrever nessa universidade de Ontario…..

    • Na UWO eles te encaminham para um curso de inglês sim! Tanto é que eu estou fazendo. Não se preocupe, inscreva-se e se não der certo nesta, (mas vai dar) tem outros editais, tem mais dois anos pra você tentar. Boa sorte… Obrigada por comentar!

      • Poxa, Obrigado mesmo Natalia! Você está fazendo um curso de Inglês, sem estar frequentando aulas né? Isso durante 4 meses aproximadamente e só depois que você fará um curso na Universidade né? O curso de idioma é dentro da universidade? Obrigado!

      • Sim, só depois de completar o curso irei para a universidade. É dentro da universidade mas não faz parte da universidade, é uma ‘escola’. Esse caso é aqui na UWO, não sei sobre as outras. Obrigada por comentar!

  6. Natalia, primeiramente parabéns pelo blog, já li todos os posts! Adorei! hehehe
    Tenho 2 dúvidas:

    1- Com relação ao visto canadense, ouvi dizer que pode ser tirado pela internet e que não precisa de entrevista, procede?!

    2- Como você entrou no nível “D” vai fazer quanto tempo do curso de inglês?!

    Beijo, e continue com os posts! hehehe

  7. Natalia!
    Sabe me dizer quais universidades oferecem o curso?
    Se não,
    Tem idéia de como conseguir essa informação? Voce faz o que ? Engenharia?
    Beijo

    • Vitor, você tem que procurar em cada universidade se ela oferece ou não. Tem o site do AUCC no post que falo sobre CONTATOS. Lá tem a lista de todas as universidades participantes. Tem como refinar a busca para encontrar o curso. Engenharia Química. Obrigada por comentar!

    • O CNPq te dá um auxílio pra comprar notebook e material escolar. Eu não comprei notebook então usei o dinheiro para comprar os livros. Na faculdade eu comprei um só que achei na internet bem baratinho. Agora, se você tiver que comprar o notebook e os livros vai ter que se organizar mais com o total de dinheiro que vão lhe dar.

  8. Odeio ter que comprar livros, relembrar ensino médio rs… Como são os materiais na universidade depois de ter terminado o curso? Precisa ainda ou a biblioteca é suficiente?

  9. Olá Natalia. Não sei se alguem já perguntou isso, mas depois que você terminou o curso de inglês precisou fazer outra prova? Um TOEFL, IELTS, ou prova da própria Universidade? Obrigado pela atenção e parabéns pelo blog!

Comente ou deixe suas dúvidas

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s