COMO ESTÁ SENDO AQUI NO CANADÁ

Pessoal, desculpem por não ter postado nada recentemente, mas está muito corrido aqui pra mim. São poucos minutos que sento na frente do computador, tempo suficiente apenas para responder as perguntas de vocês, mas estou aqui agora para contar as novidades. Como vocês sabem, estou em London em Ontário. A cidade não é muito grande, mas é bem aconchegante. Aqui todas as ruas têm sinal para pedestre e eu e a Joyce penamos muito pra aprender atravessar haha o pessoal realmente respeita os pedestres aqui. A cidade é bem arborizada e fácil acesso. O calor aqui está demais!!! Hoje fez uns 33ºC, suei até. Então pra quem pensa que Canadá é apenas neve, está muito enganado! Nas ruas, vemos apenas carrões, um mais lindo que o outro.

As pessoas aqui não ligam muito para como se vestem. Percebi que uma roupa confortável é o que as satisfazem. Já vi tanto pessoas vestindo calças que parecem pijamas como meninas que usam um mini… não é nem mini, é micro shorts… Elas não estão nem aí se estão em forma ou não, o pessoal aqui usa mesmo qualquer coisa. Os penteados delas são muito engraçados… elas fazem coques bem no topo da cabeça ou então aqueles dreads todos coloridos num baita de um rabo de cavalo. Com relação à hospitalidade, até agora, a maioria deles foi muito paciente. Eles esperam você raciocinar, sempre tentam ajudar, dão dicas e são bem atenciosos. Para quem está vindo, não tenha vergonha, se estiver perdido ou precisando de algo que você não saiba fazer, apenas pergunte que eles vão ajudar! A universidade também dá bastante apoio. 

Pesquisei bastante para obter um número de celular aqui, pensei que os aparelhos fossem baratos…mera ilusão! Planos de celular aqui também são bem ruins, eles cobram tanto para fazer quanto para receber ligações. Tem operadoras que nem cobrem a cidade de London inteira por exemplo. O melhor plano que achei foi um pré-pago da Koodo por $35. O meu plano cobre: ligações que recebo (não pago por elas), mensagens de texto ilimitadas para qualquer país e ligações locais gratuitas das 17h às 9h (se não me engano).Comprei também por $10 um plano adicional de 100minutos. Ele é usado para fazer ligações para outros estados, receber ligações quando você está em outro estado e fazer ligações internacionais. Esses 100 minutos não têm validade.  Aqui eles fazem um plano pós onde você leva o aparelho celular praticamente de graça, mas é um contrato de 3 anos. Se eu cancelar, terei que pagar uma big diferença. O pré-pago você não assina nenhum contrato, então você só paga quando quiser, mas para pegar um bom aparelho desbloqueado, sai tão caro quanto no Brasil. Eu trouxe meu celular do Brasil para usar aqui (ele deve ser desbloqueado). Aconselho a fazerem o mesmo para ter uma linha telefônica e mais pra frente comprar um celular nas épocas de promoções.

Sobre o notebook, não tenho a intenção de comprar um notebook por aqui, mas já vi gente que comprou e já estive numa loja da apple por exemplo (foi lá que o atendente me deu as dicas do plano para celular, muito atencioso) . O macbook está por volta de $1200 (não me perguntem sobre detalhes técnicos pois não sei nada disso, mas o carinha da apple me disse que esse é o que os estudantes usam). O Ipad está por volta dos $500. Estudantes têm um desconto de $50 na compra de qualquer produto. 

O inglês, quando você perde a vergonha, vai que é uma beleza! Não pode ter medo de falar!! Já venho sentindo a diferença, às vezes começo a falar com a Joyce e nem percebemos que estamos falando em inglês uma com a outra. Para entender, é claro, os canadenses mais novos ‘acham’ que você sabe tudo e falam muito rápido e parecem ‘engolir’ as palavras. Com relação aos outros, está sendo muito mais fácil entendê-los agora. 

Hoje fiz uma provinha de inglês para saber em qual nível entrarei no curso de inglês. Eles são bem bacanas e tenho certeza que vai ser muito bom. O curso não se baseia apenas na sala de aula. Todas as quintas-feiras temos atividades fora da sala, temos algumas viagens, encontros e etc. Lá tem MUITOS chineses. Aqui você encontra gente de todo jeito, todas as nacionalidades. Foi aqui que fiz a prova de inglês. Esse é o Campus da Brescia, que fica dentro do campus da Western (créditos a Joyce):

Também no campus da Western tem a Huron University:

Outra curiosidade é que nas casas geralmente você tem que tirar o sapato para entrar. Os aquecedores já fazem parte da casa e as janelas abrem muito pouco. Lavar roupa, apenas na máquina de lavar e usando secadora (a maioria você tem que pagar para usar – custa em torno de $1.50 para lavar e mais $1.50 para secar). Uma coisa que ainda não vi aqui é o rodo para limpeza. Os rodos aqui já vêm com aquela capinha de pano. Achei muito legal o abridor de latas hahaha quando vocês vierem aqui vocês veram como é, penei para aprender, mas agora quero até levar um para o Brasil. É muito bom, você não precisa nem relar na lata:

O chuveiro então, nem se fale! E finalmente aprendi a usar o ônibus! Depois falo mais sobre esses detalhes engraçados mas que evitam ‘constrangimentos’ posteriormente hehe. 

Aqui também é oferecido aos intercambistas um peer guide. O peer guide é exatamente um guia. Um aluno da universidade que vai levar um intercambista para conhecer a universidade, assim como mostrar como tudo funciona e levá-los para conhecer outras pessoas e culturas diferentes. Você se inscreve para ter um peer guide apenas se quiser, não é obrigatório, mas é sempre bom você ter uma ampla visão de onde você está.

Com relação a comida. Posso definir numa única palavra: RUIM. Não tem tempero e são meio esquisitas. O feijão aqui é enlatado (parece aquela pasta em lata que dá pra cachorro) mas tem gosto de feijão pelo menos. O arroz mais próximo do nosso é o arroz indiano, ele é branquinho mas um pouco mais fino e comprido que o brasileiro. Açúcar aqui não é refinado. O café (eu não tomo, mas me dizem) é muito fraco e gigantesco, serve mais para esquentar o corpo mesmo. Eu não gostei de blueberry, achei muito sem graça. Os sucos são muito ruins. Prefira água ou refri do que suco. 

Por enquanto acho que é só, depois conto mais novidades! 

Obs* Na primeira foto sou eu, Joyce ao meu lado, Gabriela e Pedro. Todos brasileiros, primeiros a chegar! Tínhamos acabado de comprar comida.

12 pensamentos sobre “COMO ESTÁ SENDO AQUI NO CANADÁ

  1. existe uma aisle no superstore que tem comida estrangeira. é lá que voce acha o feijão mais próximo que o nosso, é um feijão preto. normalmente também é o único lugar que voce encontra creme de leite, numa embalagem quase como atum, relativamente pequena. e a comida raramente vem temperada mesmo, mas ai também existem uns potinhos com alho pra comprar. só colocar alho e sal🙂

  2. você é bem mais bonita do que aparenta no avatar =)
    parabéns pelo seu blog que é o melhor e mais organizado do gênero e sucesso aí no Canadá!

  3. Natalia … parabéns pelo seu blog e por todas as dicas e historias. São de muita utilidade, aposto que você e Joyce estão aproveitando muito, ela me indicou seu blog e é o mais organizado que vi !!!!

Comente ou deixe suas dúvidas

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s