DÚVIDAS

Pessoal, hoje este post será específico para responder dúvidas! Estou aberta a sugestões de vocês para os próximos posts. Acredito que assim que eu chegar no Canadá estarei cheia de novidades. Por favor, deixem um recado!

87 pensamentos sobre “DÚVIDAS

  1. Eu não entendi muito bem sobre o que você falou de “historico escolar” carimbado. Esse documento é pego na coordenação do curso? Ou imprimimos o nosso histórico da internet e levamos para ser autenticado? Você sabe informar sobre isso?

    • Eu digo isso pois deve ser o original. Por exemplo, na minha universidade, tenho a opção de vê-lo na internet, mas o da internet não vale, está até escrito que não vale como original… tem que ser o que a minha universidade me deu, na secretaria… pelo menos foi assim que foi comigo! Ou então veja o que é de costume da sua universidade, desde que ele seja válido! Obrigada por comentar!

  2. Obrigada por responder! O meu histórico também é disponível na internet, vou me atentar para ver se tem algo nele informando se é válido ou não. Você pegou o seu na secretaria do seu curso, é?

  3. eu não sei se você já postou isso, mas quanto foi tua média acadêmica (ou algo assim) e que nota você acha que é uma nota “boa” para ser aceito no programa, considerando, é claro, que você está competindo com outras notas.

    • Olha, é muito difícil dizer o que é bom o que não é… o critério de seleção foi da minha universidade… eles exigiam um mínimo de 65%.. eu tenho 82%… vai depender da sua universidade, para ela homologar sua inscrição e da universidade que você vai escolher! Obrigada por comentar!

  4. Ok, mais uma dúvida. Eu tenho planos de me inscrever no programa daki a alguns semestres. O que você recomendaria que eu fizesse agora já, adiantando, e o que eu deveria deixar para fazer só depois de aceito no programa? Tal como o passaporte, visto, prova de proficiência, etc.

    • A única coisa que você não tem como fazer agora é o visto, pois você precisa ter a carta da universidade dizendo que você estudará lá. O passaporte você já pode estar tirando, pois pode demorar um tempinho e se preparar para fazer o TOEFL no fim do ano, acho que seria uma boa! Além de ir pesquisando quais universidades você gostaria de ir. Obrigada por comentar!

  5. Olá, achei muito legal sua iniciativa de fazer o blog, é de muita ajuda!
    Gostaria de saber quanto vc acha q deveria ser a nota do TOEFL para não precisar fazer o curso de inglês? Eu sei que depende da universidade, mas gostaria de um opinião sua no geral.
    Obrigada.

    • Obrigada, espero que tenha gostado do blog🙂 Então, é bem difícil dizer MESMO qual seria uma boa nota. Mas acho que uns 90 já incluiria muitas universidades sem precisar do curso de inglês. Outra coisa que dificulta também é o seu curso. Por exemplo, algumas universidades podem pedir 80 pro curso de biologia mas pedem 100 pro curso de engenharia, então tem que ficar atenta a isso! Aconselho a pegar a lista das universidades que tem no post sobre CONTATOS, selecionar as que têm o seu curso e que são do seu interesse e então ver a média que elas pedem no TOEFL. Mas garantindo os 61 pts você já conseguirá garantir que sua inscrição vá para frente. Não se preocupe muito com isso agora, se concentre em se preparar para a prova, caso ainda não tenha feito! Espero que tenha ajudado! Obrigada por comentar!

    • São. Tem o passaporte, o visto, tem que fazer exame médico, viagens (se você não mora na capital) e etc… mas depois tudo está pago por eles… a partir da sua passagem aérea. Obrigada por comentar!

  6. Natalia gostaria de primeiramente agradecer por essa sua iniciativa!!
    Mas indo direto a minha dúvida; Como faz depois pra convalidar os semestres cursados no exterior??São 100% aproveitados??Vc sabe como fica o casod e estudantes de medicina ai no Canadá,pois eu já soube que nos EUA a coisa é um tanto quanto complicada.

    Abração e muuuuito obrigado.

    • Lucas, obrigada por comentar! Esse caso deve ser resolvido entre você e a sua faculdade aqui no Brasil, antes de escolher as matérias na universidade. Ninguém mais pode te ajudar nesse ponto. Não é garantido que as matérias que você fará serão convalidadas aqui. Mas vale muito a pena a experiência, pode ter certeza que não será uma perda de tempo.

  7. Muito legal o seu blog Natalia! Você sabe me dizer se os cursos de Tecnólogos também podem participar do programa pelos editais de graduação? Eu tava vendo no MEC o tecnolgo é considerado uma graduação também, mas isso é meio complicado, será que você sabe algum caso de algum tecnologo que passou?
    Obrigado desde já, seu blog me estimula muito a tentar mesmo não sabendo se dará certo ou não!

    • Bruno, infelizmente não sei responder sua resposta. Lembro-me que uma vez abriu um edital para o Canadá apenas para tecnólogos, mas acho que você teria que entrar em contato com eles perguntando, ou email ou telefone. Obrigada por comentar!

  8. Natalia, o dinheiro que eles dao esta sendo suficiente?? Voce gasta muito a mais na rotina (comida, transporte, passeios, etc)? Gostaria de saber quanto mais ou menos meus pais vao precisar me dar a mais haha obrigada!

    • Transporte é de graça, comida eu gasto um pouco por fora, mas tenho um meal plan, passeios não fiz nenhum ainda. Até agora o dinheiro está dando tranquilo. O problema é antes de você vir, pagar passaporte e visto não sai barato não. Obrigada por comentar!

  9. ah que legal… e uma curiosidade, eu faço engenharia tambem e achei muito legal a faculdade que voce entrou… tem como vc falar quanto tirou no TOEFL? ainda nao saiu meu resultado, mas to com muito medo de tirar a nota minima necessaria e nao conseguir entrar numa faculdade boa.. nao achei em nenhum lugar aqui o quanto voce tirou, entao se nao quiser falar tdo bem!! hahahaha obrigada por toda ajuda!!! =)

  10. Natalia, voce sabe se eles vao abrir vaga na sua faculdade pra janeiro?? eu faço engenharia civil, e parece q n foi nenhum dessa area pra UWO.. eu achei essa universidade muito interessante e a cidade parece ser otima.. amei o curso de ingles, queria mto fazer mas q acho q eles n me mandam por causa da minha nota.. tirei 88.. Será q mesmo se nao precisar, tem como fazer?

    • Então… enquanto tiver editais abertos para o Canadá eles vão continuar oferecendo vagas, creio eu.. Quando ao curso de inglês, acho que você tem que ter mais de 22 se não me engano no speaking, ou algo assim, tem que checar no site. Não tem como fazer o curso de inglês se você tem a nota mínima deles😦. Obrigada por comentar!

  11. Natalia, primeiramente parabéns pelo teu blog, estou adorando ler tuas experiências e esta me ajudando bastante!
    Me inscrevi para viajar em janeiro pelo CBIE e em algum momento terei que escolher as 3 universidades de preferência para o programa, já estou pesquisando pelo site da AUCC (http://www.aucc.ca/canadian-universities/study-programs/) mas estou em dúvida em algo. Sou estudante de graduação em odontologia, sendo assim, em qual level eu me enquadro? Tem estas opções:

    Bachelor’s degree
    Doctorate
    First professional degree
    Graduate level certificate/diploma
    Licentiate or testamur
    Master’s degree
    Undergraduate level certificate/diploma

    Sei que não é doctorate e tal, mas fico bem confuso em alguns outros… Desde já agradeço!

    Abraço

  12. Natalia!!! Seu blog tem sido ajuda constante nesse tempo de inscrições no programa! E tem me deixado com aquele gosto de “EU QUEROOOO!” SAHUSAHSU Parabéns pelo blog e muito obrigado por dedicar parte do seu tempo em nos ajudar…
    Li no seu blog que para as aulas de inglês você teve que comprar livros… Isso também acontece nas matéria da universidade mesmo? (como matérias da engenharia) ou há livros disponíveis nas bibliotecas?

    Muito obrigado desde já e continue nos atualizando dessa experiência que deve estar sendo MARAVILHOSA! ^^

    • Olá Diego, obrigada pelos elogios! Então, acontece isso sim, tem gente que já está tendo aulas aqui na universidade e já estão em busca de livros. E são mais caros ainda do que os meus. Obrigada por comentar!

  13. Natalia, você que está ai na Western saberia informar se ela pretende abrir vagas para o edital do CsF agora de Janeiro? Há uns boatos no grupo do Face que ela é uma das universidades que não abrirão vagas. Queria tanto ir para a UWO.:/
    Obrigado desde já, continue com o seu blog que está muito legal e recheado de ótimas informações!

    • Olá Bruno. Infelizmente não tenho acesso a esse tipo de informação. Mande um email para a equipe que cuida das relações internacionais da UWO que eles com certeza devem saber. O email você encontra no site da UWO. Obrigada por comentar!

  14. Oi, como eu faço pra saber as universidades que tem o meu curso? Faço comunicação social, e é muito difícil encontrá-las. E aproveito para perguntar quais as universidades que você conhece que a pontuação exigida pelo TOEFL não seja tão alta.
    Agradeço a ajuda.

    • Julliet, num dos posts abaixo tem CONTATOS. Entre no site do CBIE e do AUCC que você vê as universidades que estão oferecendo vagas para o CSF. Infelizmente você tem que ver uma por uma para saber qual a nota de proficiência exigida. E também para saber do seu curso. Obrigada por comentar!

  15. Oi Natalia!
    Uma pergunta, o dinheiro da passagem e do seguro saúde é depositado antes de eu viajar? Ou meus pais terão que antecipar o dinheiro? E você abriu a conta aí no Canadá logo que chegou?

    • Tudo é depositado assim que sua bolsa sair, antes de você ir embora. Você irá recebê-la para que possa comprar as passagens e comprar o dólar… Eu abri conta aqui sim, algum tempo depois que eu cheguei.
      Obrigada por comentar!

  16. Ah, entendi, Natalia.
    Mas então é depositado em dois lugares diferentes? Pois você falou que o dinheiro da passagem é depositado antes da pessoa ir embora, mas você disse que só abriu a conta no Canadá. Então o dinheiro da passagem é depositado em alguma conta sua aqui do Brasil? Desculpa por tantas perguntas, é pq queria entender tudo certinho :}

  17. Muito obrigada, Natalia!😀
    Seu blog está ajudando bastante a gente. Principalmente a questão do visto, foi muito esclarecedor. Vou seguir exatamente o que você falou para fazer (caso seja aceita haha).

  18. Oi Natália, tudo bem? Vou me inscrever para este edital e tenho algumas dúvidas, espero que você possa me ajudar!
    Ainda estou um pouco perdida, você poderia me explicar como eu faço para ter acesso ao Webinar (e como ele funciona)?
    Quanto à escolha das 3 universidades, supondo que vc não seja aceito em nenhuma delas, eles te alocam para outra ou vc perde a chance de ir?
    Muito obrigada e parabéns pelo blog, está ajudando bastante!🙂

    • Olá Carol, tudo e você? O webinar tem que ficar atenta nos emails ou links que o CBIE posta no facebook, é só clicar lá que vai abrir tipo uma sala de bate-papo. Sim, se você não entrar nas três eles te realocam. Boa sorte!

  19. Ei Natália tudo bem? Eu li algumas dúvidas porem são muitas e já não sei se tem a minha aqui. Só que a pergunta do Lucas é mais ou menos parecida com a que eu vou fazer. Eu gostaria de saber se você “perdeu” o seu semestre na faculdade do Brasil enquanto fazia outras disciplinas aí na faculdade do Canadá?! Se sim, isso acarretaria na tardia formação do curso no Brasil, não é? você acha que vale a pena? como é o processo de escolha das disciplinas?

    • Olá Lorraine, tudo bem e com você? Você tem que conversar com a sua universidade e chegar num acordo sobre quais matérias eles convalidam ou não. Aqui você escolhe a matéria que quiser desde que preencha os requisitos. Lembrando que aqui são no máximo 5 matérias por termo. Vai atrasar minha formação, mas eu não me arrependo nem um pouco, é uma experiência única!!! Acho que ninguém deveria perder se tiver a oportunidade.

  20. Então primeiro eu tenho que escolher as matérias que eu quero cursar e depois ir até minha faculdade daqui e ver se eles convalidam? é isso? Obrigada pela atenção e seu blog está lindo!!

  21. Ha!! vc é da UTFPR também! nossa não tinha visto até agora! Em fim, eu faço tecnologia em Design gráfico aqui em ctba. Então, perguntas:

    1. já perguntei num post anterior mas perguntando no lugar certo agora, vc fazia parte de algum grupo de iniciação científica ou já tinha ganho algum prêmio?

    2. você sabe se tem uma quantidade de vagas grandinha para design aí pro canada? ou você conhece ou ouviu falar de gente da minha área que foi sem muita dificuldade?

    3. pergunta boba> você pode comprar o notebook no canada ou tem q comprar aqui?

    4. nem tão boba> a lista de associados e membros do cbie é menor do que àquela no site do AUCC, então fiquei na dúvida, as universidades qe participam do programa estão todas listadas no site da AUCC ou tem outras membros do CBIE que também participam mas n estão no site da AUCC?

    Por enquanto é isso, qualquer coisa volto aqui ou nos posts para mais perguntas. Agora vou continuar lendo o blog pq é mt mt útil e ajuda a conter a ansiedade ^^
    Parabéns mesmo! o blog é ótimo.

    • Obrigada novamente Priscila pelos elogios! 1. Não, não tenho nada. 2. Acho que não tem essa questão, acho que é mais pelo número de vagas que as universidades aqui oferecem. O que eles não nos contam. 3. Onde você preferir. 4. CBIE tem mais universidades, AUCC só quatro, mas essas 4 também estão presentes no CBIE e teve gente que foi pra essas universidades pelo CBIE.

  22. Olá Natália, meu nome é Matheus e, primeiramente, agradeço pelo blog.
    Realmente muito esclarecedor. Quanto aos documentos, sejam eles de
    identificação pessoal ou relacionados à universidade, foi necessário alguma
    tradução? Se sim, como que você realizou este processo?
    Grato pela atenção!

  23. Hum…
    Você utilizou algumo documento pré-formatado para isto? Você utilizou algum formato de documento específico fornecido
    pela UTFPR ou criou um documento para isto?

  24. Oi Natália, primeiramente meus parabéns, é muito legal da sua parte ajudar. E lógico, tenho algumas dúvidas.
    Li num comentário acima, mas não entendi muito bem. O passaporte, visto e exame são reembolsados?
    Outra coisa, vi que falaste bastante sobre escolher a universidade para que foi, porém quando desde inscrevi até o momento nada ficou claro sobre qual universidade vou (já recebi um e-mail da capes dizendo entre outras coisas o seguinte “foi aceita e seu nome encaminhado ao parceiro institucional no exterior para as providências relativas ao processo de alocação numa instituição de ensino superior de acordo com sua área de atuação”, mas nada ainda de saber pra onde levo minhas malinhas haha).
    Quanto a alocação, eles tem alguma lista de lugares ou é por nossa conta sair catando?

    Obrigadão desde já🙂

    • Passaporte, visto e exame são por conta própria e não há reembolso. Não sei como foi o seu processo, se foi diretamente inscrito no CBIE/CALDO ou se foi realocado de outro país, então não sei no seu caso, procure saber nos grupos do facebook sobre as pessoas que também estão indo. As universidades podem auxiliar encontrar alguma coisa ou explicar como funciona, mas geralmente é você que se vira.

  25. Oi Natalia! Parabéns pelo Blog
    Gostaria de saber pra quem tem problema de saude cronico como fica o acompanhamento medico (se estudantes tem direito, etc)
    Obrigada =)

  26. Olá Natalia.. na universidade que voce esta, tem o curso de engenharia de produção? e qual voce acha que eh melhor CBIE, CALDO ou ACCC?
    obrigadaa🙂

  27. Olá! Parabéns pelo blog. Meu marido vai fazer seu doutorado na universidade Waterloo em janeiro e nós vamos todos (eu, ele e nossos filhos de 1 e 6 anos) morar no canadá. Os custos de aluguel numa região perto da universidade sao muito altos? Qual seria a melor alternativa? Por favor, nos dê uma dica!!!!

  28. Olá Nathália.
    Eu estarei indo para o Canadá (ganhei uma bolsa do CsF!!!) e tenho uma dúvida
    que não encontrei aqui no site. Quando você comprou a passagem de ida, você
    comprou também a de volta ou não?

  29. Nathalia! Faz um post sobre roupas e seus preços. Vou poder levar só uma mala de 23kg e seria interessante saber que tipo de coisa é melhor levar daqui ou só comprar aí! Tira umas fotos aí quando for dar uma passadinha em algum shopping! hehe valeu

  30. Oi Natalia, tudo bem?
    Estou no processo de seleção do csf para o Canadá tbm, ai queria saber se você têm noção dos preços de notebook ai, tipo, o preço de um note bom e o preço de um ótimo, hehe. Só pra eu ter uma noção e ver se compensa comprar ai (se eu passar). Obrigada

    • Claro que compensa comprar aqui, as taxas são muito mais baixas pra qualquer eletrônico. Tudo no Brasil custa mais que o dobro. Não comprei laptop aqui, mas acredito que com 600dol-700dol você compra um bom.

  31. Olá. Eu sempre olho os sites da uni mas nunca vejo exatamente a nota do toefl pra fazer o curso de inglês. eles só colocam as notas pra estudar lá… Vc sabe onde vê ou qual a nota pro curso de inglês ai no Canada?
    Adorei o blog

    • Olha tente entrar nos sites das universidades e procure o item de pesquisa do site, procure por TOEFL, english proficiency e coisas ligadas ao que você quer procurar, pra mim deu certo. Geralmente vai estar na parte “international” das universidades.

Comente ou deixe suas dúvidas

