COMO ESTÁ SENDO A MINHA EXPERIÊNCIA COM O PROGRAMA

Vocês devem estar se perguntando… Será que eles dão tudo isso que os editais propõem mesmo? A resposta é sim.

No começo foi tudo muito confuso, mas, é aquela história, coisas novas que aparecem no Brasil sempre levam um tempo de adaptação – um bom tempo por sinal. Muitas vezes liguei no 0800 e me davam respostas precárias e superficiais ou até mesmo dava a entender que eu sabia mais do que o atendente. Confusão total. Mas graças às nossas redes sociais pudemos juntar as informações e compartilhar agonias. Depois que nos inscrevemos no programa não havia nada a fazer, apenas esperar. E eles nos deixam esperando por MUITO tempo. Todo o meu processo teve início em Março/2012. E minha memória não é muito boa hehe, então só consegui colocar todos os detalhes das etapas aqui pois já tinha em mente criar o blog se eu conseguisse a bolsa, para os futuros candidatos não terem que passar pelo que eu passei – esperar pelo desconhecido. Para tanto, desde o início de tudo, comecei a escrever em off o que ia acontecendo comigo. 

Então… Depois que o processo passou para as mãos do CBIE ( Canadian Bureau for International Education ), o negócio mudou de figura. A equipe deles é muito gente fina e são bem atenciosos (a maioria são brasileiros). Para vocês terem uma ideia, os coordenadores ligavam para alguns candidatos lá de Ottawa, e eu por sorte fui uma dos que receberam essa ligação. Foi um alívio, pois a pessoa que me ligou explicou certinho como funcionava e o que eu devia/não devia fazer. Na época eu estava bem desacreditada, mas essa ligação me animou. Como eles estão em contato direto com quem está tratando dos assuntos do CSF no Brasil, eles sabem tudo o que está acontecendo. Eles alocaram o maior número de pessoas possível lá no Canadá. Se a universidade que o pessoal escolheu (são 3 que você pode escolher) não os aceitaram, eles tentavam para outra universidade, um por um. E foi MUITA gente alocada. A maioria que se inscreveu está indo. O que mais demora quando seu processo está dentro do CBIE é a carta da universidade dizendo que você foi aceito. Mas depois disso, o CBIE realizou vários Webinars sobre visto/acomodação e tiraram várias outras dúvidas. Sempre muito solícitos.

 O problema mesmo é enquanto o seu processo ainda está aqui no Brasil, ou seja, passar pela homologação da universidade e pelo CNPq.

Com relação ao CNPq, recebi todos os benefícios na minha conta, tudo certinho. O dinheiro para a passagem, notebook, auxílio instalação, seguro saúde e as três primeiras mensalidades – minha continha universitária nunca viu tanto dinheiro! Lá, terei acomodação paga por eles e plano de alimentação. Até agora não tenho o que reclamar com relação a isso. 

O único problema é a cotação de dólar que eles usam, eles nos dão o dinheiro em cotação comercial e nós temos que comprar o dólar em cotação para dólar turismo. Aí se perde muito dinheiro, mas fazer o que, nem tudo é perfeito. Depois falo como eu estou levando o meu dinheiro, como comprei e etc.

Na UWO também estão sendo super atenciosos, nos mandam emails com frequência e tiram todas nossas dúvidas. Somos mais de 20 indo para lá e acredito que a experiência vai ser incrível…

É uma oportunidade única para aqueles que estão em busca de novas experiências e se aventurar por aí!

Estou em contagem regressiva para a minha viagem… faltam 6 dias!

12 pensamentos sobre “COMO ESTÁ SENDO A MINHA EXPERIÊNCIA COM O PROGRAMA

  1. Parabéns pelo blog, gostei muito! Estou no primeiro período de engenharia química da UTFPR – Ponta Grossa e de uns tempos pra cá venho pensando em fazer intercâmbio para o Canadá. Vou acompanhar seu blog sempre, e boa sorte lá😉

  2. Poderia informar os valores referente ao dinheiro recebido? Quanto recebeu para a compra do notebook (ou eles deram o notebook?), auxílio instalação, seguro saúde e quanto receberá por mês para se manter lá (se não puder revelar não tem problema). Ah, e parabéns pelo blog, com certeza está ajudando muitas pessoas.

    • Oi Victor, não há segredos nenhum… está tudo no edital para o Canadá os valores.
      Notebook – CAD 1000
      Auxilio instalação – CAD 1200
      Passagem (para nós desse edital) – CAD 1663
      Mensalidade – CAD 340 (já que eu tenho casa e comida)
      Obrigada por comentar!

  3. Haha…No blog da Natalia temos transparência total…hehe
    Aproveitando o seu comentário, Natalia, o lugar onde você irá morar é algum alojamento da própria universidade ou você está alugando um apartamento com alguém do Brasil?

    • haha.. está tudo no edital! Eu vou morar num apartamento junto com uma brasileira. É no campus, mas não é da universidade. Muito embora, foi a universidade que nos colocou lá. Não é alojamento, é um apartamento… tem sala, cozinha, banheiro e dois quartos.🙂

  4. Muito interessante o post. Parabéns por ele e pelo aceite. Também tentei pelo mesmo edital mas nao fui aceita. Mesmo curso. Espero que dê tudo certo. Felicidades.

Comente ou deixe suas dúvidas

