CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS – CANADÁ CBIE – CONTATOS : ONDE ENCONTRAR?

Para tirar suas dúvidas você pode entrar em contato com a CAPES/CNPq por telefone ou email (que demora anos para ser respondido).

CAPES: 0800 616161 – opção 7 (Alemanha e Estados Unidos)

CNPq: 0800 619697 (Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Holanda ou Reino Unido)

Horário de atendimento: Segunda a sexta das 8h30 às 18h30

email: faleconosco@cienciasemfronteiras.gov.br

Como já havia dito, os telefones deles não são tão úteis para conseguir informações, elas são bem vagas ou até mesmo erradas. Não sei como está agora, devem estar sendo mais organizados desta vez (estavam bem perdidos antes). Entretanto, para ajudá-los, os canditados, os aprovados e as ‘organizações’ responsáveis pelo CSF no exterior – como o CBIE – criaram grupos e páginas no facebook onde há trocas de informações e são sempre bem úteis. Além de compartilhar e tirar dúvidas, você também faz amizades e pode compartilhar a sua ansiedade com pessoas que estão na mesma situação que você. Acredite, é um alívio ter alguém para compartilhar tanta espera.

NO FACEBOOK: 

– Página do CsF :  http://www.facebook.com/Cienciasemfronteiras (você fica esperando todo dia pra ver se aparece novas atualizações)

– Página do CBIE : http://www.facebook.com/CBIEScienceWithoutBordersCanada  (eles colocam atualizações sobre o CSF)

– Grupo para os participantes Canadá – CBIE : http://www.facebook.com/groups/csfcanada/ (aqui você tira suas dúvidas, compartilha o que você sabe e faz novos amiguinhos !)

– Grupo para os participantes Canadá – CBIE : http://www.facebook.com/groups/csfcbie/ (menos pessoas) 

SITES IMPORTANTES:

– CSF : http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/home (aqui você vê as chamadas, faz a inscrição)

– CBIE : http://www.cbie-bcei.ca/?page_id=2612 (informações interessantes sobre o CsF com o CBIE)

– AUCC : http://www.aucc.ca/canadian-universities/our-universities (universidades canadenses participantes- pelo CBIE)

– Informações de apoio ao estudante no exterior : http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/c/document_library/get_file?uuid=bd912c91-1df4-4515-98de-1ba20a369651&groupId=214072

– UWO : http://www.uwo.ca/ (aos interessados)

Se alguém tiver mais alguma dúvida ou queira informações adicionais sobre o meu processo, não deixe de perguntar! Mesmo se não for para o Canadá, há procedimentos comuns a todos os editais. 

26 pensamentos sobre “CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS – CANADÁ CBIE – CONTATOS : ONDE ENCONTRAR?

    • O ENEM sinceramente acho que não foi muito usado no Canadá. A maioria dos que se inscreveram foram. Acho que foi mais usado no caso de Portugal e Espanha, pois tinha MUITA gente inscrita. Minha nota no ENEM é 727. Obrigada por comentar!

      • obrigado!! devo tentar o edital pra ir no segundo semestre do ano que vem. Devo enviar o TOEFL até 27 de novembro, se não me engano.
        Parabéns e obrigado pelo blog, vai ajudar bastante. Vai que a gente se encontra lá!🙂

  1. Quanto menor a nota, em relação à universidade, maior o tempo do curso de inglês anterior às aulas ?
    Mas isso só em caso de sobra de vagas né ?

    • Desculpa Cristhian, não entendi a sua pergunta. Cada universidade canadense exige uma nota no teste de proficiência diferente. Se você não alcançá-la você será encaminhado para fazer um curso de inglês. A duração do curso depende da sua nota.

      • Foi exatamente esta minha pergunta🙂.
        O inglês, portanto, não é critério de desempate para entrar no programa (CsF) ? Apenas para escolher a universidade ?
        E uma vez aceito no programa, indiferente da nota do inglês você recebe um curso e é encaminhado para uma universidade ?

      • Acredito que não. Vai ser questão de desempate dentro de uma universidade que tem muitas pessoas querendo ir. Conversei uma vez com uma coordenadora do CBIE e ela disse que todos que não alcançaram a nota mínima da universidade e estão acima de 61 pontos no TOEFL iBT ganhariam o curso de inglês.

  2. Natália, me inscrevi para canada CBIE , tenho proficiêcia 79 toefl e boas notas na faculdade. Vc acha que dar para passar? No ultimo edital muitas pessoas com a proficiência desejada e boas notas ficou de fora ou sobraram vagas?

    • Infelizmente não posso lhe dizer suas chances. Você tem uma nota melhor que eu no TOEFL, se eu consegui com tal nota, você provavelmente consegue também. Mas cada caso é um caso. Boa sorte se está ou pretende se inscrever. Obrigada por comentar!

  3. Natalia, eu fiz o teste toefl mas não tenho a versão impressa só a online. Na faculdade onde vc ta eles exigiram o resultado formal do toefl ou aceitam o online?

    • Então, não sei como exigiram, mas para as primeiras etapas eles aceitam a versão online (para o CNPq). Eu enviei a versão original apenas na etapa do CBIE. Tira um print e envia, quando chegar você substitui o documento numa próxima etapa. Obrigada por comentar!

  4. Oi, gostaria de saber qual universidade Canadense tenho chance de conseguir o CSF…. Faço Engenharia Mecânica, sou do 4° período, meu CR é 72,88 e meu TOEFL foi de 56….

    Obrigada,
    Atenciosamente
    Junia Maria Gândara

  5. Oi Natália! Muito bom seu blog, ajuda bastante! então se você não entra para nenhuma das universidade que se inscreveu eles tentam te colocar em alguma outra? outra coisa, queria muito saber se você fazia parte de algum grupo de iniciação científica ou ganhou algum prêmio, por que eu não faço e queria saber se isso é mt decisivo para ser aceito no programa ou não.
    Obrigada por tudo ^^

    • Obrigada Priscila! Sim, eles tentam te realocar. Não tive nenhuma iniciação, nem prêmios, e fui selecionada, depende do lugar que você for, acho que isso conta se você for pra um lugar muito concorrido como Espanha e Portugal.

  6. Natalia, eu me inscrevi para o CALDO, mas só acho informações sobre o CBIE. Depois da homologação, devo receber um e-mail da CAPES ou do CALDO? Obrigada!

  7. Olá Natália, Tenho vontade de fazer intercãmbio para o Canadá, pois além de ser um ótimo lugar não parece ser muito concorrido. Faço Engenharia de Telecomunicações no INATEL e estou muito interessado nisso, acabei de terminar o segundo semestre sem nenhuma dependência (porém com algumas notas “baixas” tipo 50 que o mínimo para passar nas matérias aqui). Meu inglês é intermediário (aquele famoso “acho que consigo me virar”), acredito que farei a inscrição no programa daqui 2 semestres e até lá meu inglês melhora… Estive pesquisando sobre o Toefl e alguns dizem ser bem difícil, aí descobri que mesmo algumas pessoas com notas baixas no Toefl foram para o Canadá e estão fazendo um curso de inglê, mas não entendi o seguinte: esse curso é feito antes de começar as matérias da faculdade ou ao longo da sua estadia no Canadá? Digo isso pois o período é fixo (1 ano) e se vc gastar tempo com esse curso de inglês não seria prejudicial ao objetivo principas que é cursar matérias de sua grade em uma universidade estrangeira? Outra coisa, avaliando minha situação acha que consigo uma bolsa para o Canadá? Sabe de algo sobre a concorrência das bolsas para o país? (obs.: sou um aluno normal, na minha faculdade a grande maioria fica em matérias no 1º e 2º período mas eu consegui mesmo que apertado em algumas passar em todas até agora, apesar disso não tenho grandes méritos dentro da faculdade como iniciação científica ou coisas do tipo). Espero que possa me ajudar, obrigado.

    • Olá Raony, o curso de inglês é antes das aulas e com certeza é bom para você, não vejo nada de prejudicial nisso, seria prejudicial se você você para a universidade sem ter uma boa base de inglês, se não como você entenderia os professores que têm diferentes sotaques, fazer as provas e tudo mais?! Tem muita gente vindo para cá, mas não sei nada de concorrência, ninguém sabe. O jeito é se inscrever e ver o que acontece. Boa sorte.

  8. Oi Natália, to muito a fim de tentar um intercâmbio pro Canadá, mas tenho medo quanto ao inglês. Tenho uma boa base só que minha maior dificuldade é entender o que as pessoas estão falando. Soube que o TOEFL é bastante difícil, sabes se tem uma nota mínima exigidapra conseguir uma bolsa? E outra coisa, na faculdade tenho projeto de extensão e um artigo publicado em um anal, mas sem nenhum PIBIC. Será que tenho chance? Obrigada!

    • Olá Raphaela. Cada edital tem sua própria exigência de proficiência na língua, cabe a você ver os que estão abertos no site cienciasemfronteiras.gov.br. Acredito que projetos, medalhas ou algo do tipo valem como desempate. Boa sorte!

  9. OI Nathália, tudo bem? Meu nome é Luciene e tenho uma dúvida…na verdade eu já terminei a faculdade e queria ir fazer mestrado ou doutorado, porém estou na dúvida do processo, pois ainda não abriu as inscrições…então como vc disse que pode perguntar lá vai…rsrsr 1) como eu fico sabendo que o processo esta aberto? tenho que entrar todo dia no site do CSF? 2) Eu só tenho que fazer o teste do TOEFL? estou te perguntando, pois no EUA precisa do teste de GRE tbém….vc acha que é muito dificil entrar? Muito obrigada e espero pela resosta.😉

Comente ou deixe suas dúvidas

