TESTE DE PROFICIÊNCIA EM INGLÊS – TOEFL iBT

Para o Canadá e os diversos países de língua inglesa, o Ciência sem Fronteiras exige o teste de proficiência em inglês. Existem vários tipos de testes como o TOEFL (PBT ou iBT), IELTS,CAEL (específico do Canadá) e muitos outros. Como algumas universidades no Canadá são em língua francesa, existem ainda o DALF ou DELF e certificado da Aliança Francesa. Lembrando que você não precisa ter os dois, é inglês ou francês! Cada país exige um teste diferente e cada edital uma nota diferente.

Para quem não sabe TOEFL é um dos testes de proficiência em língua inglesa que é exigido pelas universidades no exterior para medir o seu nível de inglês e garantir um melhor aproveitamento do curso. O site é este: http://www.ets.org/toefl/ibt/about/ . Escolhi o TOEFL internet based test (iBT). O teste não é difícil, o que mais dificulta é o tempo, o teste é muito rápido. Fazer vários exemplos e testar a sua rapidez de leitura e formulação de respostas é o mais importante. Eu não fui bem no teste, não tive tempo para me preparar, perdi muito tempo, tive que pular muita coisa na hora do teste. Por isso, quem tem em mente se candidatar, comece a se preparar desde já que sua nota será bem boa! E é bem carinho. O teste sai US$210. Na hora da inscrição você pode escolher o local e horário da realização da prova (tem uma lista dos possíveis dias e locais: http://www.ets.org/Media/Tests/TOEFL/tclists/IBT_b.html). Você também pode pedir no ato da inscrição para eles enviarem os resultados para mais três instituições, ou mais, não me lembro bem, além de enviar para você (gratuitamente). 

Não dá para ‘reservar’ um dia para fazer o teste. Você tem que se inscrever e pagar na hora com cartão de crédito. O site não é tão bom, às vezes você encontra um dia perfeito para a realização do teste na tabela e na hora de completar a inscrição, não tem mais. Eu fiz o meu teste em Botucatu, achei a sala meio pequena, mas enfim, você escolhe onde achar melhor. O número de pessoas por sala é muito pequeno, por conta disso as salas lotam rápido.

No dia da prova, basta você chegar meia hora antes do início e levar o seu RG. Uma pessoa vai explicar para o grupinho como funciona a prova (em inglês) e você espera ser chamado para o início da prova. Na sala entra um por um. Eu achei isso ruim porque quando entrei já tinha gente falando e me desconcentrei muito na minha leitura, principalmente por conta da sala ser pequena. Você tira uma foto na hora, eles te dão um papel e caneta para fazer anotações e te conduzem para o computador. O teste é dividido em 4 partes – listening, writing, speaking e reading. Você faz duas partes, tem um intervalo de 10 minutos e então as duas partes finais, mais detalhes aqui: http://www.ets.org/toefl/ibt/about/content/. Não dá para pausar o teste e nem repetir. Aqui tem um simulado fornecido pelo próprio site do TOEFL: http://www.ets.org/toefl/ibt/prepare/sample_questions Você instala o teste no seu computador e é muito parecido com o real. Só tem duas diferenças, o tempo do simulado mostra quanto tempo você tem para gastar em cada parte – no real, o tempo corre sem parar – e a outra diferença é que no simulado você pode escolher o que quer fazer primeiro, o que não ocorre no real. No youtube tem várias dicas sobre o teste, principalmente para o speaking. 

O resultado você recebe em 10 dias online e o oficial por correio. Nele está a sua pontuação total e a pontuação de cada etapa. Eles mostram a sua média comparada com uma tabela que eles têm para dizer qual o seu nível e dizem também quais são seus pontos fracos que devem ser melhorados.

Não fiquem com medo do teste. Para os que querem ir ao Canadá, eles pedem uma nota bem baixa (61 pontos) que é muito fácil de conseguir. Depois você ganha um curso de inglês para fazer lá e vai para a universidade feliz! 

Boa sorte aos que irão fazer o teste!

33 pensamentos sobre “TESTE DE PROFICIÊNCIA EM INGLÊS – TOEFL iBT

    • Para o Canadá? Você tem certeza? Bom, cada universidade brasileira tem o seu critério de seleção, mas a meu ver, colocar 79 como exigência não está sendo muito justo! Será que não é para os EUA não? Pois eles sim exigem 79 pontos no TOEFL iBT. Obrigada por comentar!

  1. oi, eu faço curso da área de humanas, jornalismo.. tava tudo certo pra eu fazer o TOEFL agora, mas fiquei sabendo a pouco tempo que a área de humanas não foi contemplada, o que eu faço agora? não há nada que possa ser feito? ;x

    • É, infelizmente humanas não é uma área prioritária. Mas parece-me que tiveram pessoas de jornalismo que conseguiram a bolsa.
      Olha, estava no grupo do CsF Canadá-CBIE do fb:
      “Alguém de Jornalismo conseguiu???”
      Resposta: “sim, com certa dificuldade pelo que eu sei”. Agora não tenho certeza. Num dos meus posts tem os links dos grupos no Facebook. Aconselho a ir em um deles e perguntar. O que pode ser feito é você se inscrever e ver o que acontece.

  2. Oi Natalia. Estou pensando em fazer o TOEFL também, mas creio que meu inglês ainda não seja o suficiente para atingir os 61 pontos, tenho uma boa leitura, mas peco nos outros 3 quesitos da prova. Você disse neste post que não teve tempo de se preparar, mas você já estudava inglês antes? Por quanto tempo? Sabe me dizer qual seu nível de inglês?
    Obrigado🙂

    • Victor, você já experimentou fazer os exemplos do site? É só instalar o programinha, dá pra você ter uma noção do teste. No youtube tem vários exemplos: http://www.youtube.com/results?search_query=toefl+ibt&oq=toefl+ibt&gs_l=youtube.3..0l3.337.4759.0.5419.22.19.1.1.1.1.266.3017.2j10j6.19.0…0.0…1ac.e3fTXGHKTwA Se você praticar, você vai bem! Olha… meu nível não é tão ruim não… estudo inglês há uns 6 anos já. Meu dia que não foi muito bom quando fiz a prova e tive problemas pra me concentrar… enfim, não dá pra chorar o leite derramado. De qualquer forma… faça os exemplos que já é um bom começo! Boa sorte!

  3. Oi Natalia. Me desculpa a curiosidade, mas quanto você tirou no TOEFL? Você teve q fazer curso de inglês? Foi difícil a universidade te aceitar?? estou perguntando porque eu tenho interesse em ir pra UWO, mas infelizmente minha nota não dá.. Alias, dá, mas n tenho 22 de speaking.

  4. Natalia, comentei há uns posts atrás mas como estou lendo todos os seus posts de uma só vez, vou ter que comentar de novo ehauheua
    Eu fiz o meu TOEFL dia 17 de Agosto e ainda não me mandaram o score pelo correio.. vc sabe onde eu vejo isso? O score já apareceu online e eu me lembro de ter colocado na inscrição que queria também um certificado pelo correio.😦 Obg

  5. Olá Natália, Muito boa a sua ideia e muito obrigada por ter a boa vontade em nos ajudar!
    A minha dúvida é a seguinte: Eu não tive uma nota muuuito boa no TOEFL. Foi no limite. Mas ouvi dizer que algumas universidades que dão o curso de ingles as vezes “veem” mais o histórico do aluno do que a nota do TOEFL propriamente….vc acha que aí eles dariam mais chance pra quem tem um bom IR? Vc sabe me dizer qual a menor nota (TOEFL) da galera que foi pra UWO! E só pra finalizar…vc tem ideia como é o campo ai pra Eng. Eletrica!?

    • Olá Vivi. Obrigada, que bom que está gostando! Não posso te dizer como funciona a seleção deles aqui. As universidades mais visadas provavelmente vão ver sua nota de proficiência e se não estiver de acordo podem não te aceitar. Se estiver de acordo, aí acho que conta mais o seu IR. Sorte é tudo o que a gente precisa nesta etapa hahaha! Infelizmente não sei a menor nota daqui… E sim, tem gente aqui de Eng. Elétrica! Obrigada por comentar!

  6. Oi Natália! Então, seu blog está ótimo. Parabéns! Mas estou com uma dúvida, como posso descobrir a nota mínima exigida no Toefl por cada universidade? Onde posso encontrar essa informação?

  7. Olá, tenho uma dúvidazinha, porém, não sei se poderás me ajudar .. Eu me inscrevi para o teste, como podes ver meu nome é Augusto Bendini Junior, e na hora da inscrição pedia name, last name e tinha uma opção de sufixo que tinha “jr” sendo assim esta foi assinalada. Então efetuei o pagamento porém meu nome da inscrição ficou apenas Augusto Bendini, será que vai ter algum problema na hora da identificação antes da prova? Grato

  8. Olá, Natalia!
    Parabéns pelo blog, pois acredite, ajuda muita gente curiosa sobre o programa e sobre as etapas de inscrição!! É muito útil!
    Acabei de receber meu score do TOEFL, e minha nota foi péssima. Foi 64.
    Desanimei legal. Ainda assim, posso concorrer a 16 semanas de curso de inglês antes do semestre começar no país.
    Vamos ver no que dá. Meu caso foi parecido com o teu. Fiz uns 5 anos de curso de inglês, mas isso faz tempo, e deixei de praticar a língua, e mesmo entendendo bastante, estava meio devagar e não tive muito tempo para focar nos estudos pro toefl. No dia da prova foi uma confusão, pois era pra ter começado às 10h e acabou começando às 11h, na parte do speaking o pessoal falava muito alto (nossa, me desconcentrei demais!), como tinha ido cedo pro local da prova e são só 10 minutos de intervalo, no fim da prova já estava tontinha e cansada demais. Logo, acredito que quem está se preparando pro teste foque nessas questões de nervosismo, ansiedade e concentração. Dando a dica pra essas pessoas, apesar de eu não ter estudado muito, eu baixei materiais muito bons pra estudar, inclusive um software da Longman que tem o layout igualzinho ao da prova. Baixem esse programa e treinem o speaking com tv ligada, ou em algum lugar que faça você forçar a sua concentração e trabalhar isso, pois no dia da prova sempre tem um que grita durante o speaking ¬¬ hahaha Outra dica é se alimentar adequadamente antes da prova, pra não ficar muito fraco(a) no fim da prova. É isso! Boa sorte a todos nós e Natalia, siga postando dicas🙂

    • Olá Luciana, fico feliz que tenha sido útil! Pois é, essa prova é muito chata, é fácil, mas chata. Mas fico feliz agora por ter conseguido o curso de inglês, já que poderei ficar 16 meses ao invés de 12 meses aqui! Boa sorte, dará tudo certo!

  9. Oi, Natalia, tudo bem? Meu resultado do TOEFL saiu esses dias, tirei 86. Faço Engenharia Química, tenho Iniciação Cientifica, premiação e CR 6,64, com um curso de media 5,25, será que dá? Quero entrar em qualquer universidade, só ir pro Canadá me deixaria extremamente feliz kkk

  10. Olá Natália, já preenchi todos os requisitos inclusive o TOEFL, e gostaria da sua ajuda pra saber quais as faculdades do CBIE tem cursos na area de Engenharia de Alimentos, e Ciencia e Tecnologia de Alimentos.

  11. Olá!Eu gostaria de saber como faço para me inscrever e realizar o teste do toefl ibt? Porque eu fiz a minha inscrição no ciências sem fronteiras, mas o teste tem que ser enviado até dia 9 de agosto.

  12. Eei!! Gostaria de saber se é garantido que o resultado online do Toefl IBT sai em menos de 2 semanas a partir da realização do teste, e se para o Ciência sem Fronteiras posso anexar esse resultado que é enviado online ou se é obrigatório o resultado que é encaminhado pelo correio. Obrigada.

    • Eu enviei toda a minha documentação online. Não sei se é garantido, no site do TOEFL eles tiram todas essas dúvidas. Sobre a entrega dos resultados, deve estar tudo especificado no edital que você vai se inscrever.

Comente ou deixe suas dúvidas

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s