COMO TUDO FUNCIONA – INSCRIÇÃO

Vi que no momento já existem editais abertos! Corram! Canadá também está lá… inscrições de 06 de agosto a 14 de setembro!!

Podíamos optar por dois ‘programas’ no caso do Canadá. Um era o CALDO que envolvia apenas quatro universidades- Alberta, Laval, Dalhousie e Ottawa- (vamos dizer assim, as mais fodonas) e o CBIE que enquadrava um grupo de 95 universidades. Optei pelo CBIE, por razões óbvias!  Além disso, o CALDO exigia (85 pontos ou mais, não me lembro, no TOEFL iBT) uma nota muito mais alta que o CBIE (era só 61).

Então a primeira etapa foi basicamente esperar pela abertura das inscrições (haja paciência) e se inscrever. A inscrição é no próprio site do CsF (www.cienciasemfronteiras.gov.br). No momento da inscrição você será encaminhado para criar um currículo Lattes (caso você ainda não tenha) ou apenas inserir o seu CPF e senha. Para a inscrição é necessário ter o seu histórico universitário em mãos (você consegue na secretaria da sua universidade) carimbado e certificado além do resultado do seu teste de proficiência. E para quem tem, comprovante de iniciação científica ou alguma medalha. (Eu não tinha nada disso). Algumas vezes o envio do resultado do teste pode ser prorrogado. Feito isso, voltamos a aguardar. Você pode visualizar o seu processo na plataforma Carlos Chagas no site do CNPq (www.cnpq.br).

17 pensamentos sobre “COMO TUDO FUNCIONA – INSCRIÇÃO

  1. Parabéns pelo o Blog.
    Você sabe dizer se estudantes que possuem coeficiente de rendimento acadêmico menor do que 7,0 tem chance de concorrer a bolsa do CsF?

      • Ah entendo. Estou preocupado em relação a isso, pois meu coeficiente está em 7,23, porém acredito que vai abaixar um pouco. Na minha universidade não informa qual nota mínima, apenas informa que é necessário um ótimo aproveitamento acadêmico, mas não especifica. Muito obrigado e mais um vez parabéns pelo o blog. ;D

  2. Oi Natalia !! Muito obrigada, seu blog é otimo !
    Voce pode tirar uma duvida minha ? hehe
    Sobre o passaporte… eu preciso ter ele em maos logo na hora da inscriçao? Ou só mais pra frente , quando for precisar tirar o visto ??
    Obrigada🙂 beijoo

  3. Natalia, tudo bem?
    Parabéns pelo o blog e obrigado por responder minha dúvida.
    Fui selecionado para os EUA, estou viajando em março.😀

  4. Natália, tô adorannnnnnndo seu blog! E só me ajudou a confirmar o que eu estava pensando, vou tentar Western. Só queria te perguntar uma coisa: Ainda não abriram as inscrições, mas vou fazer prova de nivelamento p. Toefl mês que vem. A Western aceita ITP? Bjs!

Comente ou deixe suas dúvidas

