COMO TUDO FUNCIONA – APÓS INSCRIÇÃO CsF

A segunda etapa é a homologação da sua candidatura pela sua universidade, cada universidade tem os seus requisitos. No meu caso, eu tinha que ter um coeficiente acima de 65 em 100 (meu era 82), + de 20% do meu curso (eu tenho pouco mais de 20%), estar cursando um curso de prioridade, ser brasileira e blablabla.

Ah… O passaporte! Garanta o quanto antes o seu passaporte! Para isso você procura informações na Polícia Federal, faz muito tempo que tirei o meu, então não lembro muito bem. Paga uma taxa e aguarda a finalização do seu passaporte. No caso eu peguei o meu no mesmo dia em que fiz, mas isso foi em 2008, mas acho que não está mais funcionando assim, você tem que aguardar uns dias para o recebimento do passaporte. Se você já possui um, certifique-se de que o vencimento será em no máximo 6 meses a partir do início da sua viagem, se não tem que renovar. Para o Canadá, especificamente, fomos aconselhados a ter um passaporte cuja validade cobrisse todo o período de permanência lá.

 Quando for necessário saber sobre qualquer informação, procure saber direto com os candidatos. Existem grupos no facebook criados pelos próprios candidatos que ficam trocando informações, são bem úteis! Os telefones do CsF nem sempre ajudam.

Um longo tempo depois, os selecionados receberam um email diretamente do CBIE. Eles mandaram um número de inscrição e senha para que você agora fizesse sua inscrição no CBIE. Poderiam ser escolhidas três universidades em ordem de preferência, tanto de língua inglesa quanto de língua francesa. Cabe a cada candidato verificar se a universidade oferece ou não o seu curso e o nível de proficiência na língua que eles exigem. Busque escolher universidades que não são tão visadas (mas mesmo assim isso não tira nenhum mérito de cada universidade de lá, todas têm seus pontos fortes e fracos). Primeiramente porque quanto mais candidatos se inscreverem para a mesma universidade, menores as chances de conseguir uma vaga e caso a nota de corte de proficiência seja muito alta, será ainda mais difícil, a não ser que você seja MUITO bom! Mesmo assim você estará desperdiçando suas escolhas, pois eles irão te enviar para qualquer outro lugar. Então acho interessante que procure com calma todas as informações e o que cada universidade pode oferecer.

 Para aqueles que estão acima do corte da nota de proficiência do CsF, mas não atingiram o mínimo necessário da universidade, são oferecidos cursos de inglês (ESL program- English as a Second Language) que serão realizados antes ou durante o seu curso na universidade. O tempo de curso vai depender da sua nota, quanto mais próxima do que a universidade pede, menor o tempo de curso. Já já falo mais do curso.

Portanto, a terceira etapa é o recebimento desse email. Para isso, você deve ter em mãos o seu histórico original, o seu histórico traduzido (pode ser uma tradução sua mesmo, desde que fiel e com o carimbo da sua universidade), um termo que você tem que assinar e seu passaporte. (Tudo digitalizado e enviado em pdf.) E novamente aguardar! Esta é a espera mais agonizante de todas!

Agora é só esperar que você receba um email da universidade que você escolheu.

20 pensamentos sobre “COMO TUDO FUNCIONA – APÓS INSCRIÇÃO CsF

  1. Olá, Natalia! Tô gostando muito do seu blog, mas teho uma dúvida que talvez vc nem saiba responder, mas não custa nada tentar :} É o seguinte, comecei agora a universidade e nem tenho os 20% concluído, só terei ao final do ano. Queria saber se na hora da inscrição, eu envio o histórico mesmo estando em “aberto” com essas cadeiras? Aah e Parabéns pelo blog, beeem completo! Obrigado

    • Obrigada 🙂 Então… vai depender da sua universidade. A minha não homologaria se eu não tivesse 20% do curso no ato da inscrição. Entre em contato com os responsáveis pelo CSF na sua universidade! Obrigada por comentar!

  2. Pelo que eu entendi para o CsF o importante é que esteja previsto que você tenha os 20% do curso no inicio das atividades no exterior. Na minha universidade me disseram que desde que esteja previsto para que você complete os 20% não tem problema! 😀

      • Olá Natalia, tudo bom? Li apenas 2 dos deus posts e a cada palavra me animo mais, pois, são justamente os meus receios que vc fala pra não se preocupar. O maior era sobre a nota do IELTS, tirei 5 e o minimo pra inscrição é 4.5. Mas não acho faculdades que tenham esta nota como minima, nem mesmo pra oferecer o curso de ingles. Tenho medo de colocar uma faculdade que peça 6.5, por exemplo, e não conseguir. E eu não sou MUITO bom, hehehe, não tenho IC nem premios. Meu CRE é 7.4 e minha nota do ENEM 2009 tá acima dos 600. Obrigado e parabéns pelo blog.

      • Oi Tiago,
        tudo bem e com você? Que bom que está gostando. Então… o único conselho que eu posso lhe dar é tentar! Não vai custar nada e você não vai perder nada. Escolha as que você quer, se não der eles vão tentar lhe alocar em outro lugar. Boa sorte! Obrigada por comentar!

  3. Tbm estou bem, graças a Deus. Fora essa ansiedade que é normal até o dia do ultimo resultado. Obrigado por responder e acabei de ler TODOS os seus posts, cada vez mais empolgado com tudo, e já ficarei atento, caso eu já, para não largar a porta do onibus antes de sair. rsrsrss Então quer dizer que se eu me inscrever pra a sua, por exemplo, e a nota não for suficiente e assim sucessivamente para as outras duas opções que a gente escolhe, o CBIE pode nos alocar pra outro lugar, a depender da demanda? Grato!

  4. Oi Natalia! Tudo bem? Estão abertas as inscrições para o Canadá de novo e estou querendo tentar esse edital. Lendo esse post não entendi o que vc quis dizer com “coeficiente” na segunda linha. Isso é a média ponderada das suas notas na faculdade?

  5. Olá, tudo bem? Gostaria de saber se você recebeu algum e-mail da CAPES/CNPq comunicando deferimento da candidatura depois do prazo de homolagação, ou se depois da inscrição você só recebeu o e-mail do CBIE mesmo. Desde já, grato!

  6. Natalia, vc sabe me informar se o fato de eu ter tido bolsa de IC antes do período de inscrição (já que o proximo edital p/ o Canadá não está aberto) ainda vale pontos nos critérios de seleção?

  7. Natalia, onde você encontrou a informação de que a tradução do histórico pode ser feita por vocês mesma ? Estou nesta etapa do processo para a universidade de Ottawa, conversei com minha universidade e falaram que preciso de uma tradução juramentada, fiz um orçamento para as minhas 29 matérias já cursadas e a coisa saiu em torno de 1500 reais……

    • Eu não li em lugar nenhum. Eu fiz assim e todas as pessoas que eu conheço também fizeram assim. Eu mesma traduzi e pedi um carimbo da minha universidade e eles aceitaram. Agora, se a sua universidade não aceita, então não sei.

  8. Oi Natalia, tudo bem? Uma dúvida sobre o histórico, no site do CBIE eles pedem o histórico universitário em português mesmo, esse tudo bem, e também pedem o histórico escolar em inglês ou francês, esse histórico escolar seria qual? o da universidade também ? o mesmo que mandado em português, só q também tem q ser enviado em inglês ou francês? desde já obrigada por todas as informações, são de grande ajuda!

Comente ou deixe suas dúvidas

