COMO É O CUSTO DE VIDA NO CANADÁ? COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER

A resposta para o título deste post é: Caro!

Vim com a ideia de que aqui tudo era barato, que eu iria comprar muitas coisas e tal. Se você também está pensando assim, cuidado! Aqui não é igual aos Estados Unidos.

Primeiramente, já falei isso antes, mas só para lembrá-los, aqui o imposto não está incluso nos produtos. Então inclua sempre 13% no que quer que seja que esteja pagando. Ah… e isso é para a província de Ontário. Cada província aqui cobra uma taxa diferente, maior ou menor do que os 13%.

Outra coisa, aqui na província de Ontário, os estudantes internacionais são obrigados a pagar um seguro de saúde chamado UHIP (The University Health Insurance Plan). Então, não compre nenhum plano de saúde aí do Brasil, espere as instruções da universidade aqui de Ontário antes de tomar qualquer providência. Esse plano não cobre medicações. Tivemos que pagar um valor adicional para cobrir medicamentos e saúde dental. Aqui temos duas opções, ir para o hospital, mas se seu caso não for gravíssimo, você ficará horas e horas esperando. Ou ir a uma clínica, pagar 50 dólares para ser atendido e ser reembolsado pelo plano depois. Essas informações nos foram dadas nas orientações que tivemos aqui.

Depois de três semanas aqui já tenho alguma noção dos custos, aqui vão algumas dicas: 

Roupas: Você tem que procurar, igual no Brasil, que você acha roupa boa e ‘barata’. Comprei um casaco daqueles compridos para neve por 80 dólares. Não era um dos mais baratos, mas você pode encontrar muita coisa boa pela metade do preço. Mas traga tudo o que puder para cá. Quanto menos você gastar aqui, mais terá dinheiro para viajar, conhecer as coisas e se divertir.

Sapatos: Deixarei este para uma próxima vez, ainda não comprei nenhum sapato aqui.

Comida: Aqui temos um plano de alimentação. Temos uma lista de restaurante onde podemos comer e que pagamos metade ou mais da metade do preço, ainda não fiz as contas hehe. Passamos nosso cartão de estudante que funciona como um cartão de crédito (onde o governo pagou uma certa quantia) e pronto.  Mas, como não tem refeitório no prédio onde moro, tenho que ir para outro prédio comer. Como eu sou muito preguiçosa, não tenho a mínima vontade de acordar mais cedo pra ir lá tomar café da manhã por exemplo, ando comprando bastante comida. Almoço quase todo dia nos restaurantes, apenas de final de semana que eu prefiro me poupar da comida daqui hehe.  

Como é a comida aqui: Deprimente. A maioria das coisas que deveriam ser salgadas, são doce e apimentadas. Aqui, frutas são caras, carne é caríssima, leite é mais ou menos (a maioria dos leites aqui são de saquinhos e não têm gosto). Enfim, depende do gosto e da vontade de cada um. O melhor lugar que encontrei até agora para comprar comida foi o Walmart. Eles têm os melhores preços aqui. O que você mais vê para comer aqui é batata frita, elas são realmente uma delícia, você vê que são batatas mesmo (não aquelas congeladas de fast food ou algo do tipo). Eles cortam elas com a casca e tudo, e são palitos mais grossos do que estamos acostumados. São boas mesmo, não posso negar. Mas não gostei de um tal de Poutine que eles comem aqui, tem muita gordura e queijo. Ah, queijo aqui não é queijo, é um negócio que parece plástico (indefinível) que tem um leve sabor de queijo. Como sinto falta dos nossos queijos prato e mussarela! Enfim, aqui a batata muitas vezes substitui o arroz. Aqui nos restaurantes dentro do campus, nós pagamos por item, não quantidade. E, diferentemente do Brasil, eles LOTAM o prato. Se você pede pra eles colocarem menos, eles olham pra você com uma cara de indignados e falam ‘Você tem certeza? Você vai pagar no mesmo jeito!’. Eles não têm a mínima noção de desperdício. Porém, reciclagem aqui funciona. A maioria dos achocolatados é líquido, acho meio estranho, sempre procuro comprar o em pó. Aqui eu só tomo Nesquik (pois pelo menos eu conheço). 

Bugigangas: Aqui tem uma loja tipo 1.99 do Brasil, só que na versão canadense. Chama-se DOLLARAMA. É a tentação da minha amiga e companheira de apartamento Joyce. Lá você não encontra nada por mais de $5. A maioria das coisas é $1 e você encontra tudo o que você vê nas nossas lojinhas aí, com a diferença que eles também vendem comida.

Eletrodomésticos: Acho que a única coisa que precisei comprar aqui foi um microondas até agora. E paguei muito barato. Comprei no Walmart por $38. Pelo que ando vendo, os eletrodomésticos aqui são bem baratos.

Eletrônicos: Vocês podem até deixar para comprar o notebook aqui, mas pesquisem bastante, pois o dinheiro que eles dão para a compra de notebook também deve ser utilizado para a compra de livros. Aproveitando o ensejo, os livros aqui são bem caros. Com relação ao celular, aconselho trazer um daí do Brasil já, desbloqueado, pois celulares aqui são caros para comprá-los como pré-pago (isso se você tiver em mente um iPhone, Samsung Galaxy ou algo do tipo – celulares menos ‘elitizados’ são mais baratos, porém o mesmo preço do Brasil). Eu prefiro esperar para quando for embora, se sobrar algum dinheiro, eu compro. Loja que recomendo para comprar eletrônicos é a BestBuy, no Walmart também tem uma ou outra coisa boa.

Transporte: Aqui não pagamos ônibus, então não posso dar uma ideia de quanto seria se não pagássemos. Aqui eles costumam andar bastante de bicicleta. Elas são alugadas por $1 ao dia. Taxi: É o mesmo preço que temos no Brasil, mas uma corrida que vale R$10 aí, aqui vai ser $10.

Coisas estranhas: Aqui não vi rodo para comprar. Só existe um negócio que seria um rodo, mas a base é mais larga e tem um ‘pano’ bem grosso que se encaixa nessa base. Não achei muito prático, pois ele vira para todos os lados e direções que você imaginar e eu fico toda atrapalhada. Vassoura pelo menos é normal. Outra coisa, é difícil achar sabão em barra para comprar, aqui tudo é líquido. Sobre lavar roupa, o primeiro dia que eu e a Joyce fomos lavar, foi muito engraçado. Por favor, antes de fazer qualquer coisa, LEIAM as instruções. Primeiramente, aqui não existe tanque e muito menos varal. Tudo que você lava, tem que colocar na secadora. Pago $1.50 para lavar e outros $1.50 para secar. Nós temos um cartão, onde colocamos dinheiro e podemos usar na máquina. Então, foi engraçado pois colocamos tipo, umas 5 vezes mais sabão do que precisava. Resultado: tivemos que subir com toda a roupa aqui (para não pagar outra vez) e enxaguar na nossa linda banheira peça por peça e depois levá-las para secar. Aprendemos também que se você não centrifugar a roupa antes de por na secadora, ela não seca. Ficamos com roupa estendida pela casa inteira para secar. A sorte é que estava bem calor e secou tudo rapidinho. Ah… até agora minhas roupas continuam normais. Na hora de secar coloco na temperatura baixa e so far, so good. Como na secadora a roupa perde o cheirinho bom que o sabão teria dado, aqui eles usam um paninho que vem numa caixinha com vários desses paninhos que você acha em qualquer mercado. Você põe junto com a roupa na secadora e fica um cheiro muito bom. Fora que os amaciantes deles realmente deixam a roupa macia. Para lavar demora meia hora e para secar uma hora. Mas é só largar lá a roupa, marcar no relógio e depois ir buscá-la. Para quem está vindo, não esqueça de comprar uma cesta para colocar a roupa suja e carregá-la até a lavanderia do prédio. One more thing, a água aqui nem sempre é boa (você bebe a da torneira). Não é boa no sentido de ter gosto de cloro. Mas existem jarras que têm um filtro que tiram qualquer gosto. Eu tenho e recomendo. 

O QUE ANDO FAZENDO?

Estou tendo aulas de inglês, tem dias que são legais, outros que não são tão legais, mas está ajudando bastante. Tenho aula de segunda a sexta, de manhã à tarde. Na sala tem 15 alunos, brasileiros dominando, seguidos de chinesas e com apenas uma alemã.

Na quinta-feira passada, para o Canadian Studies, tivemos um Potluck. Cada um levou um prato típico do país de origem para os outros poderem experimentar. Eu levei doce de leite. Tinha muita comida. Para quem gosta de comida apimentada ia ser o paraíso, pois o que mais tinha era comida chinesa e tudo com pimenta. 

Créditos à Gabi Favaron pelas fotos.

Sobre o CLIMA:

Bom, quando cheguei estava MUITO calor, fui surpreendida… era mais de 30ºC todo dia. Até a noite era calor. Agora está começando a esfriar. Nos dias de chuva, esfria um pouco, mas ainda não é nada de falar que está morrendo de frio. Aqui chove, mas não é continuamente como no Brasil, de dia chove e no final da tarde nem parece que choveu, já está aquele solzão. Quando não está ventando fica bem fresquinho, mas no final da tarde começa a ventar e dar uma esfriada. Já senti também que os dias estão encurtando. Por enquanto, um moletom já é o suficiente. E o clima está oscilando muito também. Por exemplo, hoje a máxima foi de 24ºC e a mínima de 16ºC. Amanhã já está entre 17 e 7ºC (finalzinho do verão). A previsão deles é bem precisa. Aqui, no nosso prédio, os cômodos têm aquecedores automáticos. Na entrada do apartamento tem o termostato, você ajusta na temperatura que você quer e quando a temperatura cai, ele liga automaticamente. Até agora eu não vi eles funcionando, mas é porque aqui dentro é bem quentinho. 

Pra terminar, aqui vai um videozinho engraçado sobre o clima daqui, especificamente em Toronto, mas que por ser perto, é válido para London (espero que eu não sofra tanto hehe):

Assim que tiver mais novidades, escrevo aqui para vocês.

Se tiverem alguma sugestão ou dúvidas, deixem um comentário.

59 thoughts on “COMO É O CUSTO DE VIDA NO CANADÁ? COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER

  1. Sobre a comida: Se quer comer barato, vai comer mal, ou faça a sua própria comida.

    E sobre os eletrônicos: Comigo tem sobrado dinheiro de auxilio instalação, então, eu vou comprar um iPhone usado e ser feliz.

    Ah, fica uma dica: Procure lojas de roupa de segunda mão, você economiza uma grana

  2. bacana o post… mas Natália vc recebe uma bolsa do governo para ajudar nos custos não é? vc já sabe me falar se da pra viver tranquilo com essa grana ou se vai precisar gastar muito do seu próprio dinheiro?

    • Sim Igor, por enquanto o dinheiro está dando tranquilo, o problema é quando você ainda está no Brasil, para resolver questão de visto e essas coisas. Como faz apenas 3 semanas que estou aqui, ainda não sei se o dinheiro vai dar ou não, mas é para dar! Obrigada por comentar!

  3. Nossa Natalia, tava doida por post novo! To gostando tanto do blog, dá um gostinho de já estar no Canadá também haha..
    Muito bom as dicas, adorei.. Essa história de secadora não me agrada muito.. Será que nao estraga as roupas nao?

    • Hehe… Fico muito feliz em saber que tem pessoas como você acompanhando sempre o blog, obrigada. A e sim, alguns falam que estragam, outros não, mas como eu disse, até agora minhas roupas continuam normais, é só colocar temperaturas baixas. Obrigada por comentar!

  4. Flávia, não é como se você tivesse espaço para varal(no meu caso, na UBC). Você acaba ficando limitado. Mas, tá, eu, o preguiçoso, prefiro fazer isso de qualquer forma. É rápido e eficiente, você nem precisa passar a roupa, em si.

  5. Dica: quem tem morada, da pra viver! Toronto, off campus, so por conta do aumento! Nao da pra viver aqui, de boa, comen do tranquilo, sem ir muito em restaurante, saindo no sabado, com apenas os 980!
    Mas por isso veio aumento hahahahah!

  6. Me animo cada vez mais. Eita novembro que não chegaaaaa.. rsrsrsrsrs Parabéns e conitnue nos informando. Afinal, daqui pra proxima ida de alunos já vai dar pra ter a noção com a “mesada”. Obrigado

  7. Natalia, me diz uma coisa, ainda tô me decidindo se me inscrevo pra o Canadá ou pra os EUA, vale a pena fazer intercâmbio pro Canadá?

    • Kleyton, boa pergunta! Eu acho que você deveria perguntar para quem está nos EUA como está lá e comparar com o que venho falando aqui. De início, queria EUA, mas Canadá apareceu e até agora estou adorando tudo. Obrigada por comentar!

  8. Olá Natalia. Acompanho o blog e muito bom o material que você posta para podermos ter uma ideia. Poderia me informar Qual proeficiência vc fez e qual a nota obtida? Eu tirei 6 no IELTS e acho q consigo. Obrigado.

    • Olá Pivato, que bom que está gostando. TOEFL iBT, 77 pontos. Não sei como funciona o IELTS :(. Dê uma olhada nos posts anteriores, tem bastante informações que podem tirar suas dúvidas. Obrigada por comentar!

  9. Aê Natalia, gostei muito do seu blog. Estou fazendo planos de ir pra o Canadá pelo CSF e seu blog está servindo como uma luz pra muitos que como eu,não estão inteirados sobre como funciona o cotidiano no Canadá. Valeuzão.

  10. Natalia!! Show, mais uma veeez! Eu creio que as universidades, pelo menos as que conheci, que aceitam ciencias do mar são no interior. Haha! Espero que a vida seja mais humilde por lá rsrs. Parabéns!!

  11. Parabéns pelo post! Ano passado morei em London, estudei na UWO tb. Mais precisamente no King’s College. Amei o Canada! Tenho algumas dicas de lugares, principalmente para comer e comprar comida. Ao contrário do que vc está pensando, existem muitos restaurantes MUITO bons em London e, se vc for nos lugares certos, pode comprar comida de verdade.. incluindo queijo haha me manda email que te passo dicas, inclusive de viagens! E aproceita!

  12. Natália, tô curtindo muito o blog! Vou tentar ir para o Canadá pelo CsF também, mas só no ano que vem. Fiz o toefl há poucos dias.

    Vi que o programa dá um dinheiro pra compra de notebook, mas vc disse que também é para livros. Quanto é a faixa de preços pra livros aí? Quanto da grana tu gastou em livro aí? É possível a gente comprar eletrônicos (notebook) usando parte o dinheiro do CsF e parte nosso dinheiro próprio?

    • Olá Renan, que bom que está gostando! Gastei pouco mais de 400 dólares em livros. Tirando os da universidade, que ainda terei que comprar. Você usa o seu dinheiro da maneira que você quiser. Contanto que dê os comprovantes do que eles te deram dinheiro para pagar, como seguro-saúde e passagem aérea. Comprovante do que você fez com os 1000 dólares que eles te deram para comprar livros e laptop eles não pediram. Obrigada por comentar e boa sorte!

  13. Bom dia! Para quem sente saudades de uma comidinha brasileira, vai uma dica: Ha uma rede de supermercados portuguesa em Mississauga e Toronto que vende alguns produtos do Brasil, tais como: feijao (preto e carioca), arroz, farofa, picanha, sal grosso (da pra fazer um super churras ), guarana antartica, pao de queijo de Minas, leite condensado, bolachas..Voce pode ter a sorte de encontrar quase tudo que gosta de uma unica vez, mas as vezes nao. A oferta dos produtos nao e constante.
    Tavora – 1625 St. Clair Ave. Toronto, ON, M6N 1H7/ 15 Jenet Ave. Toronto, ON, M6H 1R5 e 1030 Dundas St. E. , Mississauga, ON, L4Y 2B8 (Esta ultima e a loja onde faco nossas compras)! Parabens pela iniciativa e sucesso!

  14. Olá Natalia, tudo joia?
    Muito bacana seu blog porque esclarece várias coisas do cotidiano. Só sabem responder quem já foi! ^^
    Minha pergunta é: voce pode informar o valor da UHIP (The University Health Insurance Plan) + adicionais de medicamentos e saude dentária?

    Grato e um abraço!

  15. Sobre roupas, gostaria de saber se vale a pena comprar alguma coisa no Brasil (por causa do cambio) e o resto aí ou se é melhor comprar tudo aí.
    To preocupada com sweters, meias, roupas mais leves, pois sei que casacos e botas compensam aí, é isso mesmo?

    • Aqui você terá que comprar casacos para a neve e acessórios que te ajudem a esquentar, mas roupas para o verão pode trazer ai mesmo. A minha recomendação é trazer tudo o que puder daí pra salvar um pouco de dinheiro pra viajar e gastar ai, não apenas em roupa.

  16. Se tudo der certo com o CsF estou indo para o Canadá em julho. E uma coisa..rs. Eu uso aparelho ortodôntico, e li lá em cima que temos que pagar uma taxa adicional sobre o valor do plano de saúde (que segundo o edital, o CsF cobre). Você acha que haveria algum problema em eu dar continuidade á ortodontia aí, eu eu teria que tirar aqui o aparelho e ‘reiniciar’ aí?
    Bom, desde já agradeço. O blog é muito bom, muito bom mesmo! Está ajudando por demais!!!! Abração! ;)

    • Olha William, eu também usava aparelho e arranquei tudo, pois não sabia como seria aqui. Eu estou com móvel só. E o nosso plano de saúde não cobre tudo de odontologia, apenas uma parte, e tudo com relação a médico aqui é muito caro. Obrigada!

  17. Sua cidade é de alto custo? Da pra viver com o dinheiro da bolsa? Você me aconselharia a escolher alguma outra cidade ou a sua mesmo?

  18. Ei, boa noite.
    Bom eu estou indo para o canadá (vancouver) daqui uns 6 meses. O problema e que eu nao falo nada de ingles, so algumas nocoes bem futeis.
    posso ficar tranquilo nessa questao? sera facil aprender e ficar de boa?

    • Ao meu ver, não é fácil não saber nada da língua e já vir morar aqui, acho melhor você estudar um pouco de inglês antes de vir, não dá pra aprender tudo aqui se você não ter pelo menos uma noção básica pra média do inglês.

  19. Olá Natalia, você foi para o Canadá pelo ciência sem fronteiras? e se foi, foi por qual parceiro? ACCC, CALDO ou CBIE?
    Eu quero me inscrever para ir para o Canadá e o parceiro disponível é o ACCC e, caso seja o seu, queria saber se vale a pena, pois pelo que li na internet se trata de uma associação de escolas e institutos técnicos comunitários (me corrija se não for isso) e eu gostaria de ir para alguma universidade.
    Também gostaria de saber como você conseguiu fazer o curso de inglês ai, pois no edital eu não vi nada dizendo sobre receber bolsa para isso. Desde ja agradeço a atenção!

    • Olá Ariane, as informações que você precisa estão no início do blog. Aconselho a dar uma lida desde o começo pois tem bastante informação importante. Ou então use a ferramenta de busca. O blog é feito para o CSF.

  20. Olá Natalia, gostei MUITO do seu blog! Estou para ir pro Canadá em Agosto ou Setembro desse ano, e realmente tenho muitas dúvidas! Hehehehe, eu vi que você falou com notebook’s e iphone’s não são tão baratos assim, mas será que com os 1000 dólares que eles dão, não da pra comprar os dois, apenas adicionando algo a mais?
    Outra coisa, o valor que você ganha é porque mora no campus não é?
    Você acha que dividir apartamento é mais econômico? Vou pelo CsF também!! E pelo parceiro ACCC
    Quanto a roupa (mais uma vez), eu preciso levar aqueles casacos super pesados, ou devo me deter a roupas de verão mesmo? E o curso de inglês? Muito difícil? Que curso universitário você faz?
    Obrigada!! E desculpa a quantidade de perguntas, hehehehee

    • Obrigada. Dá sim, mas só pro iphone será mais de 600 dolares. Dividir o ap com certeza, mas tem opções como homestay. Sim, recebo menos por morar on campus. Comprar roupas de inverno aqui. Os cursos são tranquilos, só se dedicar.

  21. Oi Natalia, estou indo pra ottawa agora em agosto e estou pensando em ficar em roomstay(18cad/dia). Você acha q com uns 350cad/mês dá pra se alimentar “bem”? Obrigado!

Comente ou deixe suas dúvidas

