COMO TUDO FUNCIONA – CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CsF) – resumo

O Ciência sem Fronteiras é um programa do governo que está enviando estudantes (seja para graduação, pós-graduação, doutorado, pesquisadores etc) para diversos países. No meu caso, estarei falando apenas da GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO CANADÁ – CBIE. A bolsa inclui as taxas das universidades, passagem aérea, dinheiro para compra de notebook, acomodação, alimentação, auxílio instalação, seguro-saúde e mais uma ‘mesada’ para outras despesas mensais. Nós só temos que cuidar do passaporte, visto e afins. Mas para isso: você deve ter entre 20 e 90% do curso concluído, o curso deve ser uma área prioritária do programa (você pode consultar se o seu curso é prioritário em: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/areas-prioritarias), a sua universidade deve estar inscrita no programa ou candidatura individual com outros requisitos que podem ser encontrados nos textos das chamadas.

7 comentários sobre “COMO TUDO FUNCIONA – CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CsF) – resumo

  1. Olá Natalia, meu nome é Robson, a pouco estive olhando a página do face sobre o CBIE, pois estou planejando ir também para o Canadá, e encontrei o link para o seu Blog. Primeiramente queria dizer que achei uma iniciativa bacana reservar seu tempo pra esclarecer dúvidas e falar sobre o programa e sobre como estará o seu quotidiano lá. Gostaria de dizer que serei um frequentador assíduo, pois tenho muita vontade de estudar no Canada. Coincidentemente também curso Eng. Química, na PUC-Rio. Se você não se importar gostaria de manter contato para saber das novidades, certo?
    Uma primeira pergunta é se vc escolheu a universidade de Western Ontario. Ela foi uma das suas opcoes de escolha? E se você acha que seria um problema deixar pra ir em intercâmbio em setembro de 2013, pois não daria tempo de eu fazer o TOEFL e entregar no prazo que eles estipularam, para a chamada com início em janeiro.

    Bom, me desculpe por esse testamento…rs
    Meu email é robsondhj@gmail.com, caso tudo bem trocarmos email.

    Um abraço e boa sorte por lá!

    • Olá Robson, é muito bom saber que o meu blog está ajudando a quem se interessa pelo programa e para ir ao Canadá. Fico feliz! E pelo contrário, agradeço por deixar um dos meus primeiros comentários! Fique sempre ligado aqui sim, estarei sempre colocando novidades! Vou te mandar um email para sanar suas dúvidas.

  2. Olá Natalia, também estou interessada para ir ao Canadá pelo CsF, mas gostei das universidades do CALDO (além de ter menos concorrência por terem maior rigidez na nota do TOEFL, acredito eu..). Então, gostaria de saber se você conhece algum blog ou algum contato (e.mail, facebook, etc) de alguém que tenha ido para o Canadá pelo CALDO?
    De qualquer forma, estou lendo todos os posts do seu blog, pois gostei bastante dele e me ajudou a sanar muitas dúvidas!

    Obrigada,
    Denise =)

    • Oi Denise. Eu não conheço ninguém que foi pelo CALDO. Sei que pessoas foram pelo CBIE para universidades do CALDO. CBIE tem muito mais vaga que o CALDO, mas depende do que você quer. Boa sorte :D Obrigada por comentar!

      • Obrigada por responder tão rápido!! Depois de pesquisar mais, eu vi que realmente o CBIE é a melhor opção! Tinha pensando que talvez a relação candidato/vaga da CBIE fosse menor que do CALDO (que nem é o caso do CsF para os EUA) por ter mais vagas, mas acho que é mt arriscado ir para o CALDO onde as exigências são bem maiores e quando, na verdade, há ótimas universidades (mesmo!) no CBIE. :)

  3. Oi Natalia, tou começando a pesquisar sobre o assunto, e gostei aqui do seu blog, mas seria bacana se ao inves de enviar emails pessoais para sanar dúvidas dos colegas, voce já respondesse por aqui mesmo, pois tenho certeza que as dúvidas deles podem ser nossas também, daí te poupa o trabalho de repetir o assunto nos emails. Vou estar ativa por aqui….obrigada!!!! bjs

Comente ou deixe suas dúvidas

